Simetrias – 2.ºAno de Escolaridade

05 fevereiro 2023

A Geometria é um dos domínios a ser explorado, no âmbito da componente curricular de Matemática. É cada vez mais importante que os alunos prossigam no desenvolvimento da capacidade de visualização e na compreensão de propriedades de figuras geométricas, bem como na noção de grandeza e processos de medida. Além de que, o sentido espacial tem um papel fundamental no raciocínio geométrico e no raciocínio matemático, que deverá ser adquirido gradualmente, a partir das interações dos nossos alunos com os objetos e com o meio envolvente. Foi neste contexto que os alunos, da turma do 2.ºAno de Escolaridade, exploraram, através da mesa de luzes (um poderoso material didático) e de outros materiais, uma das propriedades geométricas mais importantes de um objeto - a Simetria. Foi fascinante perceber que um objeto pode sofrer modificações (ser dividido em partes iguais, rotacionado ou deslocado) e ainda manter a sua forma original. Este conceito está presente em diversas áreas do conhecimento, como no estudo das Artes e das Ciências Naturais. Continuamos a potenciar os nossos alunos para que eles possam compreender as matérias/conteúdos académicos, numa ligação constante entre o abstrato e o concreto.

Consultem a galeria de fotografias na página do facebook.