Estrada Real | Sítio da Lagoa Cheia | 2890-304 Alcochete
geral@colegiopenasreal.pt
212 342 474 | 919 929 436

Berçário e Creche

A infância é a etapa fundamental da vida das crianças sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. Sabemos que as experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem. Também sabemos que estas experiências podem ter um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro.

É nosso objetivo, proporcionar à criança, em colaboração com a família, a oportunidade de se desenvolver correta e harmoniosamente, dando resposta às necessidades básicas desse progresso.

As crianças nascem dotadas de uma curiosidade natural pelo ambiente. Incentivamos as crianças a serem aprendizes ativas e a descobrir o mundo ao seu redor através da experimentação e do contacto com os mais variados objetos começando a compreender formas, cores, utilidades, cheiros e a descobrir e desenvolver novas sensações e emoções. As crianças destas idades são investigadoras natas e facilmente ficam deslumbradas com as propriedades dos objetos e funcionamento das coisas. Ao explorarem os objetos com todos os sentidos, as crianças, envolvem-se profundamente.

Pretendemos, deste modo, proporcionar às crianças um ambiente acolhedor e propício a novas aprendizagens e experiências que se denomina por brincar heurístico. O brincar heurístico remete para a ideia de descoberta, exploração e experimentação. O educador oferece materiais com características diversas e diferentes. De modo organizado e criativo, o educador intencionalmente prepara os materiais como um convite à exploração, dando o apoio necessário para que as crianças possam descobrir e aprender de modo a conseguir um desenvolvimento harmonioso criando a confiança necessária a todo este processo.

Sabemos que é desta forma, aprender fazendo, que elas poderão desenvolver o máximo das suas competências e capacidades.

Valorizamos o uso de objetos naturais e de finalidade aberta que promovam a criatividade e o seu uso de múltiplas maneiras dependendo da imaginação da criança.

A ação pedagógica desenvolvida na sala tem o seu cerne nas áreas de desenvolvimento. Estas são maneiras de designar formas de pensar e organizar a intervenção e as experiências proporcionadas às crianças. Supõem a realização de atividades, dado que a criança aprende a partir da exploração do mundo que a rodeia.

No Berçário e Creche (sala 0, 1 e 2 anos), estão subjacentes intenções educativas promotoras do desenvolvimento global de cada criança, dentro das seguintes áreas:

- Desenvolvimento Pessoal e Social;

- Desenvolvimento Motor;

- Desenvolvimento Cognitivo (Linguístico, Matemático, Científico);

- Desenvolvimento Criativo (Sensibilização para a Música, Expressão Dramática e Expressão Plástica).