Aulas de Teatro - Projeto “Os Lusíadas - Ontem, Hoje e Amanhã”

16 janeiro 2023

As turmas de 1.º CEB têm, ao longo do 1.º semestre, em algumas disciplinas que compõem a matriz curricular desta valência, trabalhado com entusiasmo o tema anual do Colégio - “Os Lusíadas - Ontem, Hoje e Amanhã”.
Os alunos têm, nas aulas de Teatro e transversalmente com as outras componentes do currículo, descoberto algumas das personagens da obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões.
Assim, através de diversos exercícios de exploração do esquema corporal, executando movimentos de forma livre e pessoal, explorando a linguagem verbal e não-verbal e desenvolvendo, de forma lúdica, capacidades de expressão, tem sido possível transportar os alunos para a mais conhecida epopeia portuguesa de todos os tempos, onde o titã terrível que ameaçava aniquilar a embarcação, o Gigante Adamastor, não intimida!
As intencionalidades expressivas e criativas, abordadas ao longo das aulas de Teatro, subordinadas à temática anual do Colégio, com as diversas dinâmicas, no âmbito da Educação Artística, tem permitido, aos alunos, potenciar o seu desenvolvimento pessoal e as suas capacidades e competências de comunicação e expressão, sociabilização, imaginação, criatividade e reflexão crítica. No final das aulas têm sido possível a partilha de sensações, emoções e descobertas resultantes dos vários exercícios realizadas.
Tem sido um verdadeiro desafio… flexibilizar, articular e desenvolver o currículo, de forma pedagógica e criativa, tendo como mote uma temática tão inspiradora e abrangente, como a obra dos Lusíadas.
Consultem a galeria de fotografias na página do facebook.