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Projetos

 

Programa de Arte (Creche e Pré-Escolar)

Este programa surge como resultado da necessidade que o corpo docente de Creche e Pré-Escolar sentiu em inserir a Arte na sua prática diária, através da criação de um programa de educação artística, que aproxime de forma lúdica e contínua a criança à obra de arte e seus movimentos artísticos.

Assim, foi necessário definir estratégias, de modo a colocar as crianças em contato com a obra de arte, com a vida dos pintores e com a sua contextualização histórica, valorizando o fazer e o experimentar, na exploração da imaginação e criatividade através de técnicas e materiais diversos que levem a criança a uma maior compreensão de si mesma, da realidade, dos próprios sentimentos e emoções, ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade e o seu “eu artístico”.

Este programa é adequado às idades das crianças, englobando por isso diferentes abordagens:

  • A Arte em Creche – Leitura de Obra de Arte;
  • A Arte no Pré-Escolar – Sala 3 e 4 anos ”Grandes Artistas”;
  • A Arte no Pré-Escolar – Sala 5 anos “Passeio pela Arte”.

 

Projeto de Matemática (Creche e Pré-Escolar)

As docentes de Creche e Pré-Escolar, no processo do ensino da matemática, utilizam habitualmente materiais didáticos e manipuláveis que permitem que as crianças interajam com a matemática de uma forma concreta através do uso e manipulação. Designadamente os Calculadores Multibásicos, os Dons de Fröebel, o Material Cuisenaire, o Tangram, o Geoplano e os Blocos Lógicos.

É igualmente dinamizado o mini projeto - Contas com Contos, onde a matemática é aliada a histórias e livros. As competências matemáticas e de linguagem desenvolvem-se lada a lado, pois as crianças ouvem, escrevem e falam sobre ideias matemáticas. Diversos estudos referem que as crianças que aprendem matemática, ligada à literatura, tornam-se mais interessadas e motivadas, melhores no pensamento crítico e na resolução de problemas, mais aptas a ligar a matemática às experiências pessoais e capazes de apreciar a matemática como instrumento da vida real.

 

Mentes Felizes e Criativas (Creche e Pré-Escolar)

A Área de Formação Pessoal e Social é considerada uma área transversal, pois tendo conteúdos e intencionalidades próprios, está presente em todo o trabalho educativo realizado na creche e no jardim-de-infância. Esta área incide no desenvolvimento de atitudes, disposições e valores, que permitem às crianças continuar a aprender com sucesso e a tornaram-se cidadãos autónomos, conscientes e solidários. Dentro desta área e como forma de consolidar os conteúdos propostos, desenvolvemos o projeto: Mentes Felizes e Criativas.

A equipa pedagógica de pré-escolar concebeu este projeto único, por pretender trabalhar conceitos da educação emocional, para que se possa contribuir na criação de pensamentos críticos, criativos e felizes nas crianças com o objetivo final de as tornar emocionalmente inteligentes.

A habilidade de uma pessoa para compreender os seus sentimentos e os dos outros é uma das capacidades mais importantes do ser humano, designando-se por  Inteligência Emocional. Este conceito ganhou mais visibilidade após a publicação de Daniel Goleman que, em 1998, definiu Inteligência Emocional como a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.

As atividades propostas englobam uma partilha de opiniões e sentimentos, um identificar das suas próprias emoções, uma avaliação emocional bem como, atividades de empatia, relaxamento e de autocontrolo, trazendo benefícios para as crianças de modo a tirarem o máximo partido das suas capacidades e a gerir de forma positiva e construtiva as suas emoções desenvolvendo uma aceitação incondicional de si mesmo e dos outros.

Este projeto tem cinco vertentes, que apesar de distintas, unificam-se entre si, para que juntas, alcancem os objetivos a que nos propomos. São elas:

  • Meditação com crianças;
  • Atividades de ecologia emocional;
  • Filosofia com crianças;
  • Exercícios empáticos;
  • Monstro das Cores (exclusive na sala 2 anos/inspirado na obra O Monstro das Cores de Anna Llenas)
  • Pequenos yoguis (Yoga).

 

Desenvolvimento da Consciência Linguística (Pré-Escolar)

Este projeto pretende promover competências de literacia emergente junto de crianças da educação pré-escolar, otimizando práticas pedagógicas neste domínio e potenciando o sucesso no processo de aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita.

Desde cedo, as crianças adquirem competências básicas no domínio da literacia. Uma consciência linguística tão desenvolvida quanto possível, à entrada no 1.º Ciclo, é certamente uma competência promotora do sucesso escolar na leitura e na escrita, uma vez que quando a criança não identifica corretamente os sons da fala, acaba reproduzindo equívocos na leitura e, posteriormente, na escrita.

Torna-se fundamental realizar, junto das crianças, um trabalho sistematizado e intensivo de treino desta competência metalinguística. Concordando com esta premissa, as educadoras selecionaram jogos e exercícios adequados a cada faixa etária que serão desenvolvidos semanalmente ao longo do ano letivo diferenciados pela idade das crianças. São, então realizados, jogos de segmentação léxica; Jogos de separação de sílabas e fonemas nas palavras; Jogos de omissão de sílabas e fonemas nas palavras; Jogos de reconhecimento da sílaba inicial e/ou final coincidente entre palavras; Jogos de contagem das sílabas numa palavra; Jogos de palavras decompostas numa sequência de sílabas e Jogos de omissão de sílabas indicadas nas palavras.

 

Pequenos Cientistas (Pré-Escolar)

Em idade pré-escolar, as crianças estão predispostas para a aprendizagem de ciências, sendo as atividades promotoras de literacia científica, muito importantes, com vista ao desenvolvimento de cidadãos mais competentes nas suas dimensões pessoal, interpessoal, social e profissional.

Neste sentido, semanalmente, são dinamizadas experiências científicas diversificadas e adequadas às idades das crianças com o objetivo de  fomentar uma atitude científica e investigativa.

Esta atitude significa seguir o processo de descoberta fundamentada que caracteriza a investigação científica. Assim, a partir de uma situação ou problema, as crianças terão oportunidade de propor explicações, de desenvolver conjeturas e de confrontar entre si as suas “teorias” e perspectivas sobre a realidade. Importa depois que as crianças verifiquem as "hipóteses" elaboradas, através de procedimentos que podem ser diversos, consoante a situação (experiência, observação, recolha de informação).

 

ROBOTNTIC (Pré-Escolar, 1.º e 2.º CEB)

A RobotnTIC é um projeto inovador e diferenciador no ensino e promoção das novas tecnologias em contexto educativo. Através de uma metodologia de trabalho interdisciplinar são desenvolvidas múltiplas atividades curriculares, tendo por base três áreas fundamentais: Informática, Programação e Robótica.

Para um futuro recheado de sucessos académicos e profissionais é fundamental que as nossas crianças desenvolvam, desde muito cedo, as competências do século XXI: Comunicação, Colaboração, Pensamento Crítico e Criatividade.

 

Projeto “Eu, Nós e os Outros (1.º e 2.º CEB)

A atividade de enriquecimento curricular “Eu, Nós, os Outros” é um projeto inédito do Colégio Penas Real dedicado ao desenvolvimento da Inteligência Emocional nas nossas crianças.

Este nosso projeto desenvolve atividades lúdicas e dinâmicas, momentos de reflexão e partilha, estimulando e focando o seu objetivo no aumento da consciência emocional, da capacidade comunicativa, do olhar atento e cuidadoso para com o outro, da capacidade empática, da escuta ativa, da gestão de conflitos, da regulação comportamental e emocional.

O projeto está preparado para todas os alunos do 1.º e 2.º CEB, sendo feito um percurso em continuidade e de construção, acompanhando as diferentes etapas desenvolvimentais das crianças e permitindo-as a um crescimento mais consciente, refletido, equilibrado e seguro.

O Colégio Penas Real desenvolve este projeto com um especialista em psicologia clínica e de saúde que em conjunto com toda a equipa educativa, promove uma maior capacidade de estabilidade e segurança para os mais novos, conseguindo ser um trabalho articulado, de complemento e distinção do Colégio.

“O projeto ENO ajuda-me a comunicar melhor, ajudou-me a conhecer melhor o meu interior, ajudou-me a perceber que algumas coisas que eu considerava negativas eram na verdade positivas!" cit. LV (aluna 6.º Ano)

"A disciplina de ENO ajudou-me a refletir sobre os meus diferentes “eus” e sobre as minhas relações com os outros. Ajudou-me a conhecer-me melhor e a conseguir expressar melhor as minhas emoções. Ajudou-me a crescer…" cit. SQ (aluna 6.ºAno)

"Tal como o Projeto às vezes as coisas mais simples são as mais importantes. Alem disso o Projeto não é matéria ou conteúdo é valores, previsões e preparações. Isso sim é o Projeto. E o Projeto ajudou-me a ultrapassar (esta) etapa muito marcante na minha vida (…)” MG (aluno 6.ºAno)

O Projeto “Eu, Nós e os Outros” é um projeto feito para as crianças, com as crianças, numa perspetiva global, afetuosa, securizante, estruturada, desafiadora, e acima de tudo, construtiva numa base sólida com toda a equipa pedagógica por perto a acompanhar este caminho.

 

Projeto de Leitura – Biblioteca de Sala de Aula (1.º CEB)

O documento Perfil dos Alunos para o Século XXI condensa um conjunto de domínios que é desejável que os alunos desenvolvam, enquanto percorrem o seu percurso escolar, ao longo dos 12 anos de aprendizagem.

Entre as áreas de competências-chave apontadas encontram-se as Linguagens e Textos. Esta é uma área que, tal como as restantes, deve ser trabalhada em vários contextos, não devendo ser reduzida a nenhuma disciplina específica nem a nenhum conteúdo em particular. Foi neste âmbito, e tendo como referência o referido documento, que o corpo docente do 1.ºCEB criou, desafiando anualmente os seus alunos, o Projeto de Leitura – Biblioteca de Sala de Aula.

Consideramos extremamente relevante que os nossos alunos aprendam a reconhecer a importância da leitura e a interpretação de mensagens, nomeadamente as linguísticas. Para que tal possa acontecer, os alunos têm, desde cedo, de contactar com a linguagem escrita, habituando-se a interpretá-la. Na realidade ainda existem crianças com poucos hábitos de leitura, que ainda desconhecem o prazer de ler, de descobrir, de “se aventurar numa história”.

Neste sentido, podemos dizer que o docente tem um papel fulcral na formação de leitores literários. Deverá suscitar no aluno a curiosidade, a abertura ao desconhecido e à descoberta. Deverá fornecer-lhes diferentes tipos de leitura e suportes comunicativos, mostrando-lhes assim, que a mesma é portadora de conhecimentos plurais que potencia a comunicação interpessoal e o prepara para o exercício da cidadania.

No âmbito deste projeto, no início de cada não letivo, é criada de acordo com as especificidades de cada turma e tendo como referência as sugestões do Plano Nacional de Leitura, uma lista de obras e textos literários para os quatro anos de escolaridade, de forma a existir um currículo mínimo comum de obras literárias de referência para todos os alunos.

 

Escola Virtual  (1.º e 2.º CEB)

O protocolo estabelecido com a Escola Virtual irá prosseguir, pois estamos plenamente convictos, que educar no século XXI exige a preocupação de que é fundamental conseguir adaptarmo-nos a novas estruturas, mobilizando competências, mas também estando preparado para atualizar o conhecimento.

Este projeto de educação online irá continuar a disponibilizar métodos de estudo e acompanhamento ainda mais atrativos e eficazes, orientados para o sucesso escolar dos alunos.