Estrada Real | Sítio da Lagoa Cheia | 2890-304 Alcochete
geral@colegiopenasreal.pt
212 342 474 | 919 929 436

Educação Pré-Escolar

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida. Carateriza-se por ser uma etapa cheia de surpresas e desafios, possibilitadora de se tecerem vivências, aprendizagens e saberes que surjam como significativos para todas as crianças.

Neste processo pretendemos apoiar as famílias na tarefa da educação dos filhos. Quanto melhor for a parceria entre ambos, mais positivos e significativos serão os resultados na formação e aprendizagem das crianças. Procuramos ter uma participação dos pais na educação dos filhos, constante e consciente.

Temos por objetivo a formação de crianças autónomas, conscientes e participativas na sociedade, preconizando uma abordagem holística em que a criança é compreendida como ser integral, valorizando-se de forma equilibrada dimensões físicas, emocionais, sociais e cognitivas da sua aprendizagem e desenvolvimento, e a interatividade entre elas. As crianças constroem a sua forma de compreender, quando se envolvem ativamente na interação com pessoas e objetos.

Ambientes pensados, materiais diversificados e de fim aberto repletos de cor, cheiros, textura e sons, ambientes luminosos preparados e estimulantes,… tudo isto para fazer das nossas crianças aprendizes criativos e crianças felizes.

Optamos por metodologias diversificadas, tendo por principal objetivo organizar a construção do saber da criança em torno dos seus interesses próprios, ajudando-a a traçar metas, objetivos, delineando estratégias e contando com a interação dos seus colegas, educadora, auxiliar e comunidade. Deste modo, valorizamos o que as crianças já sabem e o que desejam aprender.

Consideramos que o brincar é muito importante, sendo a atividade natural da iniciativa da criança que revela a sua forma holística de aprender. É a partir do brincar que a criança estimula a sua imaginação, a criatividade, a memória, a imitação, a atenção e a socialização com outras crianças e adultos, (re)criando jogos ou brincadeiras. Brincar possibilita que a criança conheça o mundo que a rodeia e que tenha contacto com a natureza e com os materiais que constituem o seu ambiente educativo e familiar. Porém, é necessário diferenciar uma visão redutora de brincar, como forma de a criança estar ocupada ou entretida, de uma perspetiva de brincar como atividade rica e estimulante que promove o desenvolvimento e a aprendizagem e se caracteriza pelo elevado envolvimento da criança.

É também fundamental desenvolver trabalho com as crianças no espaço exterior como forma de estimular o contacto com a natureza e aumentar os níveis de motivação, concentração e desenvolvimento holístico das crianças. O exterior (recreio) é por excelência um espaço educativo pelas suas potencialidades e pelas oportunidades educativas que pode oferecer, merecendo a mesma atenção que o espaço interior. O educador poderá pensar em realizar as atividades fora da sala e enquadrá-las no espaço exterior, uma vez, que este espaço tem todas as potencialidades para que se realizem várias experiências de ensino e aprendizagem. Estas atividades podem passar pela lecionação de conteúdo das várias áreas e domínios do saber. Muitos projetos podem começar com uma simples brincadeira no exterior, tornando a aprendizagem mais lúdica e fascinante.

Na educação pré-escolar existem Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar que são o documento que orienta e apoia o educador de infância na construção e gestão do currículo do seu grupo de crianças tendo em vista uma educação de qualidade e facilitadora do desenvolvimento global da criança dentro das seguintes áreas:

    1. Formação pessoal e social;
    2. Conhecimento do mundo, que considera três grandes componentes organizadoras das aprendizagens a promover:
      • Introdução à Metodologia Científica;
      • Abordagem às Ciências;
      • Mundo Tecnológico e Utilização das Tecnologias.
    3. Expressão e comunicação, que se distingue nos seguintes domínios:
      • Domínio da Educação Física, que privilegia uma abordagem global não especificando componentes. 
      • Domínio da Educação Artística, que, tendo perspetivas e estratégias comuns, engloba diferentes linguagens, cuja especificidade determina a introdução de quatro subdomínios: artes visuais, jogo dramático/teatro, pré iniciação musical e dança. 
      • Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, que considera não só a íntima relação e a complementaridade entre estes dois tipos de aprendizagem da língua, mas também a sua especificidade, levando a apresentá-los separadamente, com a indicação das respetivas componentes.  
      • Domínio da Matemática, onde são apresentados princípios gerais subjacentes às quatro componentes que integram as aprendizagens a realizar neste domínio.  

O ensino do Inglês inicia-se a partir dos 3 anos. A aprendizagem é feita de forma natural e utiliza métodos variados para se atingir uma aprendizagem completa e ao mesmo tempo motivante para as crianças.