Berçário e Creche
A infância é a etapa fundamental da vida das crianças sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. Sabemos que as experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem. Também sabemos que estas experiências podem ter um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro.
É nosso objetivo, proporcionar à criança, em colaboração com a família, a oportunidade de se desenvolver correta e harmoniosamente, dando resposta às necessidades básicas desse progresso.
As crianças nascem dotadas de uma curiosidade natural pelo ambiente. Incentivamos as crianças a serem aprendizes ativas e a descobrir o mundo ao seu redor através da experimentação e do contacto com os mais variados objetos começando a compreender formas, cores, utilidades, cheiros e a descobrir e desenvolver novas sensações e emoções. As crianças destas idades são investigadoras natas e facilmente ficam deslumbradas com as propriedades dos objetos e funcionamento das coisas. Ao explorarem os objetos com todos os sentidos, as crianças, envolvem-se profundamente.
Pretendemos, deste modo, proporcionar às crianças um ambiente acolhedor e propício a novas aprendizagens e experiências que se denomina por brincar heurístico. O brincar heurístico remete para a ideia de descoberta, exploração e experimentação. O educador oferece materiais com características diversas e diferentes. De modo organizado e criativo, o educador intencionalmente prepara os materiais como um convite à exploração, dando o apoio necessário para que as crianças possam descobrir e aprender de modo a conseguir um desenvolvimento harmonioso criando a confiança necessária a todo este processo.
Sabemos que é desta forma, aprender fazendo, que elas poderão desenvolver o máximo das suas competências e capacidades.
Valorizamos o uso de objetos naturais e de finalidade aberta que promovam a criatividade e o seu uso de múltiplas maneiras dependendo da imaginação da criança.
No Berçário e Creche (sala 0, 1 e 2 anos) são apresentadas áreas de experiência e aprendizagem que substanciam o direito à educação de todas as crianças e que o educador promove na ação educativa. Realça-se a interatividade entre experiência e aprendizagem e acentuam-se, ainda, os fundamentos para a pedagogia para a infância, nomeadamente, ao realçar o desenvolvimento e a aprendizagem como vertentes indissociáveis no processo de evolução da criança e uma abordagem holística e integrada em que a criança é compreendida como ser integral.
Uma abordagem holística implica também reconhecer a natureza inseparável da educação e do cuidado, um reconhecimento que é particularmente crítico nos contextos de creche. Na creche identificam-se três áreas de experiência e aprendizagem, em interatividade: Bem-estar e Saúde; Identidade Pessoal, Social e Cultural; Comunicação, Linguagens e Práticas Culturais.