Estrada Real | Sítio da Lagoa Cheia | 2890-304 Alcochete
geral@colegiopenasreal.pt
212 342 474 | 919 929 436

1.º Ciclo

O início do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Colégio Penas Real, é um enorme desafio, uma inquietude, uma emoção para que avancemos e nos superemos.

É um dos momentos mais importantes na vida das crianças e, também, na vida das suas famílias por tudo o que representa de descodificação do Mundo, através da leitura e da escrita.

A entrada na escolaridade obrigatória é um passo enorme na vida das crianças e as expetativas que se colocam a cada criança, quando se põe a questão de começar o 1.º CEB, são muitas.

Importa, todavia, referir que o próprio processo de ensino-aprendizagem, no 1.º CEB, é desencadeado de uma forma lúdica, muito afetiva e com um ambiente alegre e estimulante, mas com um sentimento de maiores responsabilidades, que são gradualmente aprofundadas e que conduzem progressivamente a uma maior autonomia e independência.

Todas as componentes do currículo contempladas nas matrizes curriculares são planeadas de forma articulada entre os docentes titulares e os professores/formadores coadjuvantes. São ainda integradas, nas nossas matrizes curriculares do 1.º Ciclo, disciplinas de Oferta Complementar e de Enriquecimento Curricular.

A Oferta Complementar (TIC) e de Enriquecimento Curricular (Projeto “Eu, Nós e os Outros”) têm como objetivo o desenvolvimento de múltiplas atividades, integrando ações que promovem, de forma transversal, a Educação para a Cidadania e componentes de trabalho com as Tecnologias de Informação e Comunicação, (ver Projetos).

 

Componentes do Currículo – Áreas da Educação Artística

 

Artes Visuais

As Artes Visuais permitem que os alunos se sintam mais libertos e mais disponíveis para o desenvolvimento de um trabalho mais espontâneo e criativo, possibilitando entender o Mundo de uma forma crítica, criativa e sensível.

Para além do trabalho desenvolvido pelas Professoras Titulares nesta área, os alunos, no 1.º Ciclo do EB, dispõem de um tempo letivo semanal, dedicado unicamente às Artes Visuais, com um docente especialista na área.

 

Teatro/Expressão Dramática

O contacto com o Teatro, com processos de criação teatrais, com manifestações cénicas e as suas linguagens artísticas assumem-se como importantes meios para o sucesso dos nossos alunos, permitindo estimular a criatividade, desenvolver a sensibilidade, a maneira crítica, consciente e estética de ver o Mundo. Por ser um trabalho essencialmente de grupo, aprende-se a respeitar as limitações e diferenças do outro, levando os alunos a expressar sentimentos e emoções. O Teatro não pretende encontrar aptidões artísticas, isto é, atores e atrizes de palco, mas sim vigorar o potencial que todos os alunos possuem, transformando esse recurso natural em processos conscientes de expressão e comunicação.

Tal como acontece nas Artes Visuais, também o Teatro tem um tempo letivo semanal específico, com uma profissional especialista em Educação Artística - Teatro na Educação.

 

Trabalhos para a Autonomia (TPA´s)

Valorizamos o tempo passado no Colégio como um tempo de qualidade. Com os TPA´s procuramos que os tempos sejam pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens adquiridas, em contexto de sala de aula. Os horários, dos alunos, possuem um tempo semanal, onde poderão, opcionalmente, realizar, com supervisão pedagógica, algumas das propostas de trabalho recomendadas pelos docentes para alcançar o sucesso educativo, recordando as matérias lecionadas. Estes trabalhos são concebidos para reforçar o que os alunos já aprenderam.