Princípios Orientadores

O Colégio Penas Real é um estabelecimento de ensino particular, fundado com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade, criativa, inovadora e equilibrada.

O Colégio dispõe das seguintes valências:

- Berçário;

- Creche;

- Educação Pré-Escolar;

- 1.º Ciclo de Ensino Básico;

- 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Todas as valências são complementadas por atividades de Enriquecimento Curricular, oferta do Colégio, e Extracurriculares, de frequência facultativa.

O processo de ensino e aprendizagem desenvolve-se, em observância pelos princípios da liberdade e da dignidade da pessoa humana, de forma a criar espíritos independentes, responsáveis, críticos e solidários.

O Colégio Penas Real mantém-se consciente da importância, ao apoiar os seus educadores e professores, na identificação de estratégias para a estimulação das competências emocionais das suas crianças e alunos. Deste modo ajudamos a criar pensamentos críticos, criativos e felizes nas crianças e alunos com o objetivo final de as/os tornar emocionalmente inteligentes. Porque acreditamos no poder e no papel das emoções no sucesso dos alunos, encorajando-os a lidar com os seus sentimentos de forma construtiva, da maneira como estas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o equilíbrio entre aspetos cognitivos racionais e emocionais, decidimos continuar a nortear o nosso Projeto Educativo aprofundando o Mundo das Emoções.

Valorizamos o ensino da Matemática, como um saber em progressiva construção. Faz parte da filosofia do Colégio o aprender a fazer, promovendo o uso, dos materiais manipuláveis da Matemática, desde a sala de berçário, através da promoção de situações lúdicas, experimentais e diversificadas.

Consideramos que as Artes Visuais e Teatro são áreas indispensáveis no desenvolvimento social, pessoal e cultural dos nossos alunos. São formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção, permitindo afirmar a criatividade e a singularidade de cada um.

Reconhecemos a Música como parte integrante e essencial na formação das nossas crianças, e é com este objetivo que desenvolvemos projetos interdisciplinares, em parceria com uma equipa de docentes especializada, na criação e implementação de novas metodologias para o ensino da música.

Fomentamos a prática de atividades e brincadeiras ao ar livre, usufruindo com toda a segurança de um amplo espaço de bem-estar, do exercício físico, estimulando um integrado desenvolvimento intelectual, emocional e físico, espírito de entre ajuda, sentido de grupo e coesão.

Promovemos uma alimentação saudável e adequada, essencial para atingirmos o necessário equilíbrio entre a atividade académica e social.

Privilegiamos a articulação curricular e promovemos a continuidade educativa entre as diversas valências, contribuindo assim, para um desenvolvimento equilibrado, harmonioso e de qualidade, indispensável para o sucesso dos nossos alunos.

Ao longo de cada ano letivo e através do desenvolvimento dos conteúdos programáticos, o Colégio Penas Real estabelecerá com os pais encarregados de educação uma estreita colaboração com o objetivo de lhes facultar um conhecimento atualizado relativamente à progressão na aquisição de conhecimentos dos seus educandos, e de forma a motivar a sua participação no processo educativo.

O Colégio Penas Real dispõe de Autorização de funcionamento n.º 31/EPC/Lisboa e Vale do Tejo/2014 e de Licença de funcionamento n.º 28/2014/Setúbal, de 5 Novembro