Projetos e Parcerias

Projetos

  

  • Programa Eco-Escolas
     

No ano letivo de 2012/2013, o Colégio Penas Real, reuniu todas as  condições  para efetuar a sua inscrição no programa Eco-Escolas.

O Eco-Escolas é um programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, que é implementado em vários países da Europa desde o início dos anos 90. Destina-se fundamentalmente às escolas e visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola em benefício do ambiente.

A proposta às escolas consiste na adopção de uma metodologia de trabalho que, articulando atividades de exploração de diversos temas, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Este esforço é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência de uma educação ambiental coerente e de qualidade.

Foi lançado o convite a toda a comunidade educativa para integrar o Conselho Eco-Escolas do Colégio Penas Real. Os elementos integrantes apresentaram-se  cheios de vontade de implementar aliciantes projetos.

Anualmente, o Conselho Eco-Escolas inicia as suas funções realizando a Auditoria Ambiental ao  Colégio.

A Auditoria Ambiental consiste na realização de uma análise abrangente de todas as atividades do Colégio com impacto sobre o Ambiente (recolha de resíduos, utilização de água e energia, espaço interior e exterior - ruídos e recreios - a política de aquisições, transportes utilizados pela comunidade educativa e aspetos sobre a política ambiental).

A Auditoria Ambiental é realizada pelos alunos pertencentes ao Conselho Eco-Escolas sobre a supervisão de um adulto responsável.

O 2º passo do Conselho Eco-Escolas é elaborar o Plano de Ação para o ano letivo em vigor. O Plano de Ação, deve ser realizado com base na Auditoria Ambiental que refere as áreas a melhorar.

Este Plano contempla os objetivos, as ações e respetiva calendarização bem como os responsáveis pela sua execução. Todos estes processos são monitorizados para que se possa fazer uma avaliação dos progressos alcançados.

Aquando da adesão ao programa, o Conselho Eco-Escolas, juntamente com a direção do Colégio Penas Real, concebeu a Carta Ambiental adequada à realidade do Colégio e que estabelece os principios ambientais que toda a comunidade escolar deve seguir.

O Colégio Penas Real, nos seus anos de implementação do programa Eco-Escolas, foi distinguido com a Bandeira Verde atribuída às escolas que cumpriram a metodologia do Programa.

Uma escola reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas demonstrou ter seguido a metodologia proposta dos 7 passos (Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código).

Esta bandeira funciona como um certificado de qualidade ecológico dado pela entidade Eco-Escolas – certifica que o nosso Colégio demonstrou preocupações com a sustentabilidade, tendo agido em consonância através das atividades realizadas por toda a comunidade escolar.

Temos as bases necessárias para um Eco-Ensino!

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  • Projeto de Matemática
     

O ensino da Matemática na Creche e na Educação Pré-Escolar:

As docentes de Creche e Pré-Escolar, no processo do ensino da matemática, utilizam o modelo pedagógico João de Deus.

As principais conceções educacionais deste método são as seguintes:

  • A educação deve basear-se na evolução natural das atividades da criança.
  • A criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele.
  • O verdadeiro desenvolvimento advém de atividades espontâneas.
  • Na educação inicial da criança, o brinquedo é um processo essencial.
  • Os currículos das escolas devem basear-se nas atividades e interesses de cada fase da vida da criança.

 

Pretendemos que as crianças interajam com a matemática de uma forma concreta através do uso e manipulação de materiais didáticos e manipuláveis, designadamente os Calculadores Multibásicos, os Dons de Fröebel, o Material Cuisenaire, o Tangram, o Geoplano, os Blocos Lógicos e os Poliminós.

 

  • Projeto de Leitura no 1.º CEB
     

De acordo com Jacinto do Prado Coelho, “não há disciplina mais formativa que a do ensino da literatura. Saber idiomático, experiência prática e vital, sensibilidade, gosto, capacidade de ver, fantasia, espírito crítico, a tudo isso faz apelo à obra literária, tudo isto o seu estudo mobiliza.”

Esta citação descreve claramente a importância da leitura nas nossas escolas. Por meio da literatura, o aluno satisfaz as suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, o aluno que lê desenvolve o espírito crítico e melhora, consequentemente o seu vocabulário e escrita.

Na realidade ainda existem crianças com poucos hábitos de leitura, que ainda desconhecem o prazer de ler, de descobrir, de “se aventurar numa história”.

Neste sentido, podemos dizer que o docente tem um papel fulcral na formação de leitores literários. Deverá suscitar no aluno a curiosidade, a abertura ao desconhecido e à descoberta. Deverá fornecer-lhes diferentes tipos de leitura e suportes comunicativos, mostrando-lhes assim, que a mesma é portadora de conhecimentos plurais que potencia a comunicação interpessoal e o prepara para o exercício da cidadania.

Sendo a literatura tão importante para a formação integral da pessoa foi criada uma lista de obras e textos literários para o Ensino Básico, de forma a existir um currículo mínimo comum de obras literárias de referência para todos os alunos. Assim, sugere-se que para além da lista de obras e textos anexa às Metas, os docentes escolham outros que tenham em conta as especificidades de cada turma.

OBJETIVOS GERAIS:

  • Promover a leitura autónoma;
  • Formar Leitores;
  • Desenvolver a Escrita Criativa;
  • Promover a Inter e a Multidisciplinaridade;
  • Promover o gosto pela leitura.

 

BIBLIOTECA DE SALA DE AULA

No âmbito deste Projeto irá ser criada uma pequena Biblioteca na sala de  aula, permitindo que todos os livros adquiridos possam ser lidos por todos os alunos. Contudo, poderão, se assim o desejarem, ler outros livros/obras.

 

  • Projeto de Educação para a Saúde (PES)
     

O projeto “Educação para a Saúde” será levado a cabo no Colégio Penas Real, de acordo com as indicações do Ministério da Educação.

A saúde é um conceito positivo, um recurso quotidiano que implica “um
estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença e/ou enfermidade”
(OMS, 1993).

OBJETIVOS  ESTRATÉGICOS DO PES:

  • Promover a educação para a Saúde em meio escolar.
  • Alertar a comunidade escolar para uma alimentação saudável e prática de exercício físico e informar os alunos sobre as doenças associadas a uma deficiente nutrição.
  • Promover a consciência ambiental nos alunos.
  • Reconhecer que a Saúde é um bem precioso que se deve estimar.
  • Melhorar o estado de saúde global dos alunos ajudando-os na tomada de decisões.
  • Sensibilizar os alunos para as relações de afetividade no contexto de Educação Sexual.

 
 

  • E- Blocks


Informática aliada à matemática, língua portuguesa e inglês

No nosso Colégio, crianças e alunos, têm a possibilidade de, desde a sala 2, utilizar a mesa educacional E- Blocks na aquisição de aprendizagens de uma forma multissensorial, motivadora e colaborativa, bem como no reforço de múltiplos conceitos de uma forma interativa

Esta mesa tem de ser conectada a um computador que executa o software de atividades e é composta por um módulo eletrónico onde são encaixados blocos com letras maiúsculas e minúsculas, palavras, números, cores e figuras. O software contém imagens, músicas, animações e jogos que estimulam a participação da criança em atividades lúdicas e interativas.

O software E-Blocks permite:

  • Estimular a aprendizagem por meio da interação e colaboração;
  • Promover o contato direto e interativo com os conteúdos;
  • Desenvolver as competências cognitivas, psicossociais e motoras (motricidade fina);
  • Desenvolver a aprendizagem multissensorial (aprende-se vendo, ouvindo e fazendo);
  • Seguir os princípios do método de aprendizagem TPR (Total Physical Response).
  • Promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento social;
  • Desenvolver a linguagem e a troca de ideias;
  • Trabalhar em pequenos grupos (aconselha-se o máximo até 6 crianças);
  • Dar resposta a estímulos e a questões em diferentes níveis de dificuldade;
  • Desenvolver o estímulo intelectual (incentivar o pensar, o refletir e a resolução de problemas);
  • Realizar um trabalho intuitivo através da autocorreção por parte dos utilizadores;
  • Prender a atenção das crianças e alunos através do seu software atrativo e cativante.

 


Parcerias 


Clínica Médico 
- Dentária Nossa Sr.ª da Atalaia

Estabelecemos um protocolo com a Clínica Médico-Dentária Nossa Sr.ª da Atalaia.

Esta clínica presta serviços de saúde principalmente nas áreas da Medicina e Medicina Dentária, e também nas especialidades de clínica geral, otorrinolaringologia, psiquiatria, urologia, ginecologia e obstetrícia, terapia da fala, psicologia, pediatria, osteopatia, acupunctura, podologia, cardiologia, nutrição, psicomotricidade, dermatologia.

No âmbito do protocolo estabelecido, a Clínica Médico-Dentária Nossa Senhora da Atalaia compromete-se a conceder aos alunos e trabalhadores do Colégio Penas Real, em relação à tabela de honorários aplicável ao público em geral, diversos descontos em todas as consultas de especialidade, em consultas de medicina dentária, tratamentos dentários e branqueamentos, próteses fixas e removíveis, implantes e ortodontia e em exames complementares (radiografias digitais, timpanograma e audiograma).

São ainda promovidas diversas atividades e workshops no âmbito da parceria com a Clínica Médico-Dentária Nossa Sr.ª da Atalaia.

Pequenos Yoguis [Creche e Pré-Escolar]

As aulas de Yoga fazem parte do currículo nas nossas valências de Creche e Pré-Escolar, sendo as educadoras de infância que desenvolvem esta prática.

Cada uma das salas tem um programa de Yoga específico e adequado a cada faixa etária.

Em Creche (sala 1 e 2 anos) iremos adaptar as posturas do Hatha Yoga às etapas de desenvolvimento da criança através da exploração dos seus sentidos de uma forma livre e integral.

Os primeiros anos de vida da criança correspondem a uma importante fase do seu crescimento, em que através dos seus sentidos ela inicia o conhecimento, adaptação e exploração do mundo exterior. Entender e respeitar as características de cada etapa que a criança vai atingindo, proporcionando uma atividade recheada de ternura e diversão com os benefícios do Yoga, é permitir que o seu desenvolvimento aconteça de forma harmoniosa e equilibrada. 

Na Educação Pré-Escolar (sala 3, 4 e 5 anos) as educadoras irão utilizar histórias, músicas, jogos e técnicas de relaxamento. Ao longo das aulas vamos desenvolvendo princípios e valores enquanto as posturas preparam o corpo para o desenvolvimento da inteligência e das emoções.

Nestas idades, o Yoga deve ser uma atividade divertida e cooperativa com o objetivo de desenvolver o potencial da criança como um todo com as suas capacidades criativas, intuitivas, éticas, físicas, emocionais e intelectuais.

Dia de Projeto [Pré-Escolar]

Na valência de Pré-Escolar, o horário contempla o Dia de Projeto. Este dia irá possibilitar desenvolver aprendizagens através da metodologia de trabalho de projeto. Esta metodologia tem por principal objetivo organizar a construção do saber da criança em torno dos seus interesses próprios, ajudando-a a traçar metas, objetivos, delineando estratégias e contando com a interação dos seus colegas, educadora, auxiliar e comunidade. Deste modo, valorizamos o que as crianças já sabem e o que desejam aprender.

Cozinha no Parque [Pré-Escolar]

No seguimento do recente movimento naturalista que inclui os conceitos de sustentabilidade e conservação, e na procura do direito que a criança tem em usufruir dos benefícios dos espaços exteriores de modo a desenvolver a sua saúde mental, física e a capacidade de aprender e criar, as educadoras de infância de pré-escolar irão desenvolver o projeto cozinha no parque.

Este projeto irá sendo construído ao longo do ano, com o apoio dos alunos e de toda a comunidade educativa e pretende proporcionar às crianças a oportunidade de adquirirem competências através do contacto direto e exploração da natureza, baseado na nossa crença de que a brincadeira ao ar livre promove um desenvolvimento saudável do ponto de vista sensorial e motor das crianças.

Escola Virtual [1.º e 2.º Ciclos]

O protocolo estabelecido com a Escola Virtual, irá prosseguir, pois estamos plenamente convictos, apesar de algumas resistências, que educar no século XXI exige a preocupação de que é fundamental conseguir adaptarmo-nos a novas estruturas, mobilizando competências, mas também estando preparado para atualizar o conhecimento.

Este projeto de educação online irá ser melhorado e irá continuar a disponibilizar métodos de estudo e acompanhamento ainda mais atrativos e eficazes, orientados para o sucesso escolar dos alunos.