Construção

No projeto do Colégio Penas Real, houve sempre uma grande preocupação ecológica, que esteve, desde logo, presente desde a conceção do edifício que alberga as suas instalações.

Na construção do edifício, a escolha de materiais naturais foi igualmente uma prioridade. A estrutura, de madeira micro-lamelada, proveniente de florestas sustentáveis, não só garante uma resistência antissísmica como aumenta a segurança contra incêndio - igual solução construtiva foi adotada no Pavilhão Atlântico, todo ele executado em madeira lamelada.

Todo o edifício é isolado termicamente pelo exterior e todas as janelas são de vidros duplos com baixo fator emissivo solar, permitindo a passagem da luz natural mas refletindo o seu excesso e evitando o sobreaquecimento das salas.

Para uma mais eficiente gestão da água e maior segurança e conforto das crianças todas as torneiras são alimentadas com água tépida.

O edifício é rodeado de verde, com áreas de lazer específicas para cada valência e equipamento adequado, proporcionando a prática de atividades ao ar livre.

1.   Instalações

Atualmente, o Colégio conta com:

13 Salas de atividade/aulas;

Sala polivalente;

Sala de convívio;

2 Salas de Música;

Gabinete de Administração;

Biblioteca/Centro informático;

Ginásio + Teatro;

Cozinha;

2 Refeitórios (creche/principal);

Secretaria/Sala de apoio;

2 Sala de reuniões/Sala de docentes;

Sala de auxiliares de educação;

Campo de jogos;

Recreio exterior de Creche;

Recreio exterior de Jardim de Infância;

Recreio exterior de 1.º e 2.º Ciclos;

Horta Pedagógica, Pomar e Galinheiro;

Parque de estacionamento.

Todo o edifício, em piso térreo, possui cinco blocos principais – a Creche, o Jardim de Infância, o 1.º Ciclo, o 2.º Ciclo e a área administrativa.

Os materiais e as cores foram pensados no bem-estar dos alunos. Todo o equipamento e materiais pedagógicos foram criteriosamente selecionados. Pretendem ser variados e lúdicos, mas facilitadores das aprendizagens.