Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento

No passado dia 1 de março, os alunos do 1.º Ciclo realizaram uma visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento.

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva  é um museu interativo que tem como objetivo tornar a ciência e a tecnologia mais acessíveis para todos, estimulando a exploração do mundo físico e a experimentação.

Pretendeu-se, com esta atividade, despertar e fomentar o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia, bem como proporcionar oportunidades de convívio salutar, para além do espaço escolar habitual, criando situações de socialização mais alargadas.

No decurso desta atividade os alunos visitaram duas exposições/módulos distintos:

• “T-Rex- Quando as galinhas tinham dentes”

A exposição T-Rex: quando as galinhas tinham dentes transportou os alunos numa viagem ao tempo dos dinossauros. Puderam olhar nos olhos de um T-rex em tamanho real com mais de cinco metros de comprimento e assistir a cenas de enorme realismo com animais robotizados, tais como um T-rex a alimentar-se de um Triceratops ou um Ankylosaurus a defender-se com a sua impressionante cauda.

Mas não foi tudo. Puderam tocar num fóssil de pegada de um saurópode e sentir como era a sua pele.

Nesta exposição em que a “estrela” foi um dos maiores carnívoros de todos os tempos - o Tyrannosaurus Rex - os alunos assumiram o papel de uns verdadeiros “detetives científicos”.

Esta exposição foi considerada um sucesso no Museu de História Natural de Londres, tendo sido adaptada à realidade portuguesa pelo Pavilhão do Conhecimento com a colaboração do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, do Museu da Lourinhã e do Museu Geológico.

• “Vê, Faz, Aprende”

Experimentar, tocar, mexer, observar e concluir. Voltar ao princípio e fazer tudo de novo, agora de forma diferente... Este é o espírito da exposição “Vê, Faz,  Aprende”.

São mais de 40 experiências sobre fenómenos naturais, conceitos científicos e tecnologia, ideais para fazer com os amigos. A única coisa proibida é mesmo não mexer!