Provas Finais do 1º Ciclo

Para a conclusão do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os alunos do 4.º Ano de Escolaridade vão realizar Provas Finais de Português e de Matemática, respetivamente, nos dia 7 e 10 de maio.

As Provas Finais do 4.º Ano de Escolaridade destinam-se a aferir o grau de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, mediante o recurso a critérios de avaliação definidos a nível nacional. As provas finais de ciclo incidem sobre os conteúdos definidos nos programas e têm como referência as metas curriculares em vigor.

As Provas realizam-se em duas fases com uma única chamada cada, sendo a 1.ª fase obrigatória para todos os alunos, enquanto a 2.ª fase se destina apenas aos alunos que faltem à 1.ª fase por motivos excecionais devidamente comprovados e/ou aos alunos que obtiveram uma classificação final inferior a 3, após o resultado das provas finais realizadas na 1.ª fase;

A não realização das Provas Finais implica a retenção do aluno no  4.º ano de escolaridade.

Calendário das Provas

terça-feira

sexta-feira

terça-feira

sexta-feira

1º Fase

1º Fase

2º Fase

2º Fase

Provas Finais de Português e de Matemática

As Provas  têm por referência os programas do ensino básico, aplicando-se supletivamente as metas curriculares.

• No âmbito do Português serão objeto de avaliação os domínios da Leitura, da Escrita e do Conhecimento Explícito da Língua.

• O objeto de avaliação da Prova de Matemática centra-se na capacidade de aplicar conhecimentos na resolução de problemas e em situações que implicam comunicação e raciocínio matemáticos.

• Ambas as Provas têm a duração de 90 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Classificação final

No presente ano letivo de 2012 -2013, atendendo a que se realizam pela primeira vez as provas finais do 4.º ano, a classificação final é atribuída na escala de 1 a 5, calculada de acordo com a seguinte fórmula, arredondada às unidades:

CF = (3 Cf Cp)/4

em que:

CF = classificação final;

Cf = classificação de frequência no final do 3.º período;

Cp = classificação da prova final.

Período de acompanhamento extraordinário

Os alunos do 4.º ano de escolaridade que, após as reuniões de avaliação de final de ano letivo, já com o conhecimento e com a ponderação dos resultados da 1.ª fase das provas finais, não obtenham aprovação, isto é que lhes venha a ser atribuída  uma classificação final inferior a 3, podem usufruir de atividades letivas extra, até à data da 2.ª fase das referidas provas finais.

Este período de acompanhamento extraordinário decorre entre a realização das reuniões de avaliação e a realização da 2.ª fase das provas finais e visa colmatar deficiências detetadas no percurso escolar dos alunos.

Os alunos que se encontrem nesta situação são automaticamente inscritos no período de acompanhamento extraordinário, sendo obrigatória a sua frequência, exceto se o encarregado de educação não o permitir.

A classificação obtida na 2ª fase das provas finais é considerada como classificação final da respetiva disciplina.

Toda e qualquer informação referente a este processo será, oportunamente, comunicada aos Encarregados de Educação.

Todas as informações relativas às provas finais do 1.ºCiclo podem ser consultadas no site http://www.gave.min-edu.pt e no Despacho n.º 2162-A/2013 de 5 de fevereiro.