Apresentação do livro “Os Roazes do Sado”

No dia 16 de janeiro recebemos no nosso Colégio a escritora e bióloga Raquel Gaspar, que apresentou aos nossos alunos a sua obra: Histórias dos roazes do Sado”.

Esta iniciativa, enquadrou-se no âmbito do projeto Eco-Escolas e nos nossos subtemas da Área de Projeto, pretendendo sensibilizar as crianças para a importância da preservação do meio ambiente bem como para a existência de diversas espécies no estuário do Sado.

“Todas as pessoas gostam de golfinhos. O difícil é fazê-las gostar do sítio onde os golfinhos vivem.

O estuário do Sado e o mar que o rodeia é a casa de uma família de golfinhos, os roazes do Sado. É um sítio com um potencial maravilhoso, cheio de vida, mas que está constantemente a enfrentar ameaças. Por isso, a população de golfinhos que vive no Estuário do Sado é muito pequena e encontra-se em declínio.”

Este é um livro pedagógico para crianças que nasceu para encantar o leitor e pretende dar a conhecer a população de golfinhos e o seu habitat no Estuário do Sado. Através da ilustração científica deste livro efetuada por Marcos Oliveira e pela própria autora, os nossos alunos percorreram as margens do estuário do Sado, aprendendo a conhecer as aves, os mamíferos e as plantas, “viajando” assim pela biodiversidade de umas das zonas mais belas do nosso país.