Ciclo de sessões: “Valores e Princípios na Relação Humana”

No cumprimento do Plano Anual de Atividades do Colégio Penas Real e no âmbito dos objetivos centrais, que nos distinguem, nos dias 17 e 19 do corrente mês decorreram diversas sessões, nas várias turmas do 1.º e 2.ºCiclos, subordinadas ao tema: “Valores e Princípios na Relação Humana” As sessões foram dinamizadas pela Dra. Carla Dias da Costa, Psicóloga Clínica, através da Clínica da Educação e centraram-se na discussão, debate e explicação dos diversos valores por que se deve pautar a cultura de escola: • Liberdade; • Responsabilidade; • Integridade; • Cidadania; • Participação; • Excelência; • Exigência; • Curiosidade. Temos plena noção de que a nossa atualidade coloca novos desafios à educação, levando a que a mesma evolua no sentido de proporcionar, aos seus alunos, a construção e sedimentação de uma cultura científica e artística de base humanista. Para que esta geração global desenvolva este tipo de educação escolar é fundamental que mobilize as capacidades necessárias para fomentar valores e competências que lhes permitam intervir na vida e história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável. Vamos continuar empenhados a trabalhar, de forma lúdica e adaptada a cada faixa etária, na perspetiva de encorajar os nossos alunos a desenvolver e colocar em prática os valores por que se deve pautar a cultura de escola.

Consultem a nossa galeria de fotografias na página do facebook.