Tema Anual do Colégio – “O que é isto das emoções?”

“…Ser capazes de refletir sobre o nosso próprio mundo interior é um elemento básico das habilidades e do conhecimento que fomenta o bem-estar e a vida com sentido.”

Dan Siegel

À semelhança dos anos anteriores, o Colégio definiu um Tema Anual que pretende nortear o seu Projeto Educativo, ao longo do ano letivo 2015/2016, nas valências de Creche, Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos. Neste sentido, iremos promover atividades lúdicas e pedagógicas que permitam despertar as capacidades que existem em cada criança, para cultivar uma mente sã e feliz.

Estamos convictos que este tipo de práticas aumenta a capacidade de compreensão e atenção e, portanto, facilitam a aprendizagem. No campo relacional e afetivo leva a uma redução da impulsividade, melhorando a qualidade das relações entre alunos e alunos com os professores, ao aumentar a responsabilidade dos alunos na gestão dos seus estados emocionais.

Ao ensinarmos as nossas crianças a falar sobre os seus sentimentos, vai por sua vez, ensiná-las que, de vez em quando, é normal sentirem-se tristes, zangadas ou assustadas. Pois com uma tolerância maior em relação aos sentimentos mais dolorosos, os alunos tornar-se-ão mais livres para desfrutar o mundo, sentindo-se seguros com as suas capacidades e assim, serem felizes, uma vez que crianças felizes mostram ter uma maior confiança para lidar com as dificuldades e assim ficarem abertas para a vida e para todas as possibilidades que esta lhes oferece.

Creche – [A sair da Casca]

O papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos dentro da escola, é bastante importante em contexto de Creche. Exige que se pense em “educar” as emoções e em fazer com que as crianças  se tornem aptas a lidar com as suas frustrações, que aprendam a negociar com os outros e a reconhecer as próprias angústias e medos.

Pré-Escolar – [Ecologia Emocional]

A ecologia emocional pretende trabalhar aspetos educativos, emocionais e ambientais que apostam na formação das nossas crianças em indivíduos emocionalmente ecológicos.

As atividades a desenvolver pretendem fazer o paralelismo, entre o mundo exterior e o mundo interior de cada um. Trabalhar-se-á ao mesmo tempo a educação ambiental e a educação emocional, ou seja, um conceito irá apoiar o outro, enriquecendo-o e permitindo desenvolvê-lo e percebê-lo melhor.

1.º Ciclo – [Alta Mente]

Baseado na teoria de Mindfulness, pretende-se trabalhar um conjunto de técnicas e de temas relacionados com a mente, e a forma como esta anda de “braço dado” com as emoções. A ideia é que estas trabalhem juntas em prol dos nossos alunos.

Treinar a mente, afinar a motivação, a concentração e a atenção, utilizar a memória, ser otimista, aprender a ser, relaxar e meditar… são alguns dos nossos objetivos, em interligação com os conteúdos abordados nas aulas.

O Projeto Alta Mente será assim, também, complementado através da Atividade de Enriquecimento Curricular: Filosofia para Crianças - “Livres Pensadores”, no Projeto “Mindfulness” e nas histórias mensais, que serão trabalhadas no Projeto da Biblioteca Escolar, com as respetivas Professoras Titulares de Turma.

Com efeito, desejamos, através de um conjunto de ações, trazer a calma e cultivar a serenidade às crianças, imprescindível nos dias de hoje.

2.º Ciclo – [Inteligência Emocional]

A Inteligência Emocional é…

"...a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos."

Goleman

A inteligência emocional conquista-se através da educação e do desenvolvimento de competências emocionais que contribuem para um melhor bem-estar pessoal e social (Manuela Queirós, 2014).

Com este objetivo, selecionaram-se conteúdos e atividades a desenvolver com os alunos, que terão como objetivo ajuda-los a lidar, adequadamente, com as suas emoções, por forma a serem capazes de perceber, compreender, usar, e regular as suas emoções e as dos outros de uma forma natural.

Desta forma, as atividades a desenvolver com os alunos do 2.º Ciclo terão como objetivo ajudar os alunos a lidarem, adequadamente, com as suas emoções através da promoção e desenvolvimento da sua inteligência emocional, ou seja, a capacidade de perceber, compreender, usar, e regular as suas emoções e as dos outros de uma forma natural.