Visita de Estudo aos Moinhos

Saímos do Colégio
Para os moinhos visitar
A caminho do Esteval
Seguimos todos a brincar.

Estava um dia de muito Sol
E ninguém estava aborrecido
Fomos até ao Cais
E visitamos o Moinho.

No dia 14 de maio a turma do 3.ºAno de Escolaridade protagonizou uma visita de estudo ao Moinho de Maré e de Vento da cidade do Montijo, outrora Aldeia Galega. Esta atividade surgiu no âmbito do tema anual do Programa Eco-Escolas – ENERGIA e permitiu aos alunos aprofundar e concretizar conhecimentos abordados em contexto de sala de aula.

Objetivos:

• Contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

• Valorizar o património cultural, material e humano.

• Promover o conhecimento do património pré – industrial.

Os alunos ficaram a conhecer estes dois patrimónios de referência local, bem como um pouco da sua história e da sua sobrevivência até aos nossos dias:

Como funcionam os moinhos de maré e de vento? Que cereais ali se processavam? Como funcionavam as mós? Como transportavam os produtos e os faziam chegar às pessoas? Como distinguir os vários cereais? Estas e outras questões foram exploradas durante toda a manhã.

Foi uma atividade bem-sucedida!

Um moinho é uma instalação destinada à fragmentação ou pulverização de materiais em bruto, especificadamente grãos de trigo ou de outros cereais, por meio de mós. Há dois grandes grupos de moinhos tradicionais, que se classificam pela fonte da energia utilizada para fazer mover a mó:

• Moinhos de vento são todos aqueles moinhos que utilizam o vento como fonte de energia, a chamada "energia eólica".
  • Moinhos de água são os moinhos que fazem uso da água corrente (energia hidráulica).

Mais uma vez agradecemos à Câmara Municipal do Montijo que nos proporcionou uma manhã tão agradável, na qual nos deram a conhecer locais de interesse cultural e histórico da linda cidade do Montijo… outrora designada por Aldeia Galega.