Terceira Semana Mundial de Segurança Rodoviária

No âmbito da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, 2011-2020, teve lugar, de 4 a 10 de maio de 2015, a Terceira Semana Mundial da Segurança Rodoviária, promovida pelas Nações Unidas e coordenada pela Direção-Geral da Saúde.

Sob o lema SaveKidsLives, a iniciativa visa a segurança das crianças, razão que, de per si, justifica a adesão da Direção-Geral de Educação (DGE), e conta com o envolvimento de outros organismos públicos e organizações da sociedade civil com trabalho na área da Segurança Rodoviária.

Uma vez que os números da sinistralidade rodoviária falam por si, as Docentes do 1.ºCiclo, do Colégio Penas Real, não deixaram de sensibilizar os seus alunos para estas questões, pois a Educação Rodoviária é uma das dimensões da Educação para a Cidadania, cujos objetivos pretendem contribuir para:

•         a formação do cidadão, enquanto passageiro, peão e condutor, e a sua integração segura em ambiente rodoviário;

•         a adoção de uma postura consciente, crítica e interventiva, sustentada em práticas de responsabilidade social e cívica;

•         a diminuição da sinistralidade rodoviária e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das populações.

As Professoras dramatizaram a Declaração das Crianças pela Segurança Rodoviária, encarnando, elas próprias o papel de crianças.

Desta forma, tentou-se transmitir aos alunos, de uma forma lúdica, algumas normas de segurança rodoviárias, para que sejam as próprias crianças a responsabilizar e a sensibilizar os adultos para estas questões.

FOI SUPER DIVERTIDO!