“A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual e para a construção do conhecimento, pois ela modifica, transforma, amplia a visão de mundo, proporciona a descoberta da realidade, das ideias, das palavras, levando o leitor até a sua plenitude humana. Levar a leitura ao encontro do aluno e vice-versa é um compromisso de todos os envolvidos e comprometidos com a educação. Sendo assim, a escola e o professor exercem papel fundamental na mediação para a construção desse conhecimento. “
http://www.paralerepensar.com.br
O Colégio Penas Real realizou a sua Semana da Leitura, de 8 a 10 de abril de 2015.
Esta semana pretendeu fazer uma homenagem à leitura realizando diversas atividades:
A VI Feira do Livro decorreu de 8 e 10 de abril e pôde ser visitada por toda a comunidade educativa. Esta feira pretendeu, acima de tudo, divulgar e promover o livro, os autores e a própria leitura ao mesmo que tempo que desperta, nos mais pequenos, a vontade e o gosto por ler.
A Hora do Conto, dinamizada pelo Serviço Educativo da Câmara Municipal de Alcochete, foi dirigida aos alunos e crianças. Os contadores não nos trouxeram apenas uma histórias, mas algumas histórias de um príncipe do renascimento – D. Manuel I.
Sinopse – Na nona edição da ‘Semana da Leitura’, a biblioteca de Alcochete fará o seu habitual périplo pelas escolas do concelho desta vez na companhia d’um príncipe do Renascimento, o ilustre rei D. Manuel I. Mediante a apresentação de um PowerPoint, muitas serão as imagens e os sons, os contos e recontos e as visitas a paragens distantes, desde a costa ocidental africana, à Índia, do Brasil ao Extremo Oriente. E durante o percurso apenas uma coisa será permitida: navegar, navegar sem destino até ter saudades de voltar! “
Tendo em conta a necessidade de promoção da leitura no Colégio, o grupo da Biblioteca Escolar, dinamizou, o II CONCURSO DE LEITURA. O objetivo central deste concurso foi estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos.
A realização das provas escritas decorreu nos dias 8 e 9 de abril, respetivamente, para os alunos de 1.º e 2.º Ciclos. Esta atividade promoveu a leitura de uma obra e avaliar a sua compreensão. As obras escolhidas foram “O pescador que nunca pescava nada”, de Raffaello Bergonse, para os alunos inscritos do 3.º e 4.ºAnos de Escolaridade e a “A Cerejeira da Lua e Outras Histórias Chinesas”, de António Torrado, para os alunos do 2.ºCiclo.
No dia 10 de abril, último dia da Semana da Leitura, a Biblioteca do Colégio presenteou as competências leitoras dos alunos vencedores do Concurso de Leitura – 2014/15.
Seis alunos foram distinguidos como vencedores (três do 1.º CEB e três do 2.ºCEB), para além das menções honrosas a todos os alunos participantes.
Com efeito, este conjunto de atividades teve como objetivo principal o incentivo à leitura de várias maneiras, como diz Ricardo Azevedo no seu poema Aula de leitura, do livro Dezanove Poemas Desengonçados
A leitura é muito mais
do que decifrar palavras;
Quem quiser parar pra ver
pode até se surpreender:
vai ler nas folhas do chão,
se é outono ou se é verão;
nas ondas soltas no mar,
se é hora de navegar;
e no jeito da pessoa,
se trabalha ou se é à-toa;
na cara do lutador,
quando está sentindo dor;
vai ler na casa de alguém
o gosto que o dono tem;
e no pelo do cachorro,
se é melhor gritar socorro;
e na cinza da fumaça,
o tamanho da desgraça;
e no tom que sopra o vento
se corre o barco ou vai lento;
e também na cor da fruta,
e no cheiro da comida,
e no ronco do motor,
e nos dentes do cavalo,
e na pele da pessoa,
e no brilho do sorriso,
vai ler nas nuvens do céu,
vai ler na palma da mão,
vai ler até nas estrelas
e no som do coração.
Uma arte que dá medo
é a de ler um olhar,
pois os olhos têm segredos
difíceis de decifrar.