Semana da leitura

“A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual e para a construção do conhecimento, pois ela modifica, transforma, amplia a visão de mundo, proporciona a descoberta da realidade, das ideias, das palavras, levando o leitor até a sua plenitude humana. Levar a leitura ao encontro do aluno e vice-versa é um compromisso de todos os envolvidos e comprometidos com a educação. Sendo assim, a escola e o professor exercem papel fundamental na mediação para a construção desse conhecimento. “

O Colégio Penas Real realizou a sua Semana da Leitura, de 8 a 10 de abril de 2015.

Esta semana pretendeu fazer uma homenagem à leitura realizando diversas atividades:

• Feira do Livro;
  • Hora do Conto;
  • Concurso de Leitura.

A VI Feira do Livro decorreu de 8 e 10 de abril e pôde ser visitada por toda a comunidade educativa. Esta feira pretendeu, acima de tudo, divulgar e promover o livro, os autores e a própria leitura ao mesmo que tempo que desperta, nos mais pequenos, a vontade e o gosto por ler.

A Hora do Conto, dinamizada pelo Serviço Educativo da Câmara Municipal de Alcochete, foi dirigida aos alunos e crianças. Os contadores não nos trouxeram apenas uma histórias, mas algumas histórias de um príncipe do renascimento – D. Manuel I.

Sinopse – Na nona edição da ‘Semana da Leitura’, a biblioteca de Alcochete fará o seu habitual périplo pelas escolas do concelho desta vez na companhia d’um príncipe do Renascimento, o ilustre rei D. Manuel I. Mediante a apresentação de um PowerPoint, muitas serão as imagens e os sons, os contos e recontos e as visitas a paragens distantes, desde a costa ocidental africana, à Índia, do Brasil ao Extremo Oriente. E durante o percurso apenas uma coisa será permitida: navegar, navegar sem destino até ter saudades de voltar! “

Tendo em conta a necessidade de promoção da leitura no Colégio, o grupo da Biblioteca Escolar, dinamizou, o II CONCURSO DE LEITURA. O objetivo central deste concurso foi estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos.

A realização das provas escritas decorreu nos dias 8 e 9 de abril, respetivamente, para os alunos de 1.º e 2.º Ciclos.  Esta atividade promoveu a leitura de uma obra e avaliar a sua compreensão. As obras escolhidas foram “O pescador que nunca pescava nada”, de Raffaello Bergonse, para os alunos inscritos do 3.º e 4.ºAnos de Escolaridade e a “A Cerejeira da Lua e Outras Histórias Chinesas”, de António Torrado, para os alunos do 2.ºCiclo.

No dia 10 de abril, último dia da Semana da Leitura, a Biblioteca do Colégio presenteou as competências leitoras dos alunos vencedores do Concurso de Leitura – 2014/15.

Seis alunos foram distinguidos como vencedores (três do 1.º CEB e três do 2.ºCEB), para além das menções honrosas a todos os alunos participantes.

Com efeito, este conjunto de atividades teve como objetivo principal o incentivo à leitura de várias maneiras, como diz Ricardo Azevedo no seu poema Aula de leitura, do livro Dezanove Poemas Desengonçados

A leitura é muito mais

do que decifrar palavras;

Quem quiser parar pra ver

pode até se surpreender:

vai ler nas folhas do chão,

se é outono ou se é verão;

nas ondas soltas no mar,

se é hora de navegar;

e no jeito da pessoa,

se trabalha ou se é à-toa;

na cara do lutador,

quando está sentindo dor;

vai ler na casa de alguém

o gosto que o dono tem;

e no pelo do cachorro,

se é melhor gritar socorro;

e na cinza da fumaça,

o tamanho da desgraça;

e no tom que sopra o vento

se corre o barco ou vai lento;

e também na cor da fruta,

e no cheiro da comida,

e no ronco do motor,

e nos dentes do cavalo,