Projeto Anual “A Luz”- A Fotossíntese e a Poluição Luminosa

No mês de fevereiro, as crianças de Creche plantaram dois feijões. Enquanto um feijão recebeu luz do sol, o outro ficou guardado dentro do armário. Ao longo do mês compararam o crescimento entre os dois feijões de modo a compreender a importância da luz para o desenvolvimento das plantas.

 

Nas salas de Pré-escolar, foi desenvolvida uma atividade para compreender os efeitos da poluição luminosa.

Através da realização de uma experiência com diferentes tipos de candeeiros e através do visionamento de um vídeo sobre a temática, as crianças compreenderam que a luz das ruas deve estar apenas direcionada para iluminar o chão. Não é necessário que a luz siga em direção ao céu pois, nesse caso, pode confundir pequenos pássaros nas suas trajetórias, pode fazer com que as tartarugas se dirijam para terra (em direção à luz) em vez de seguirem para o oceano, pode fazer com que não consigamos ver as estrelas do céu pelo excesso de luz das cidades, …

Estudos que foram realizados sobre os efeitos da poluição luminosa e as consequências para a vida animal e humana ditaram que o excesso de luz dos smartphones também cria ilusões de que está sempre de dia. Se o uso da luz for controlado, conseguimos diminuir a poluição luminosa. 

voltar