Projeto Anual “A Luz”- uma aula com um engenheiro eletrotécnico

Nos tempos recentes, o acesso à energia continua a ser um meio importante para a existência humana, uma vez que é necessária para a satisfação das necessidades básicas, como também para a mobilidade e comunicações.

A eletricidade tornou-se a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Atividades simples como assistir a programas de televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até à nossa casa. Fábricas, supermercados, escolas e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos devem-se à energia elétrica.

Para se explorar o tema, no dia 24 de fevereiro, recebemos no Colégio, um Engenheiro Eletrotécnico, pai de uma aluna do 2.º Ano de Escolaridade.

O Encarregado de Educação trabalhou/explorou o conceito de energia; o quê é e como precisamos dela; o que é energia elétrica; como é produzida a eletricidade (as várias fontes renováveis e não renováveis) e as melhores profissões para trabalhar nas energias, sobretudo nas renováveis.

Para acompanhar a explicação foram apresentados alguns vídeos e fotografias, referentes aos assuntos tratados.

Para além de focar vários assuntos relacionados com o tema, promoveu o debate, realçando a importância do mesmo, uma vez que é uma maneira saudável de trabalhar assuntos de difícil compreensão, que nem sempre estão contemplados e retratados nos manuais.

No final da exposição e debate houve tempo para um pequeno concurso entre turmas, a fim de se verificar se os temas abordados tinham sido assimilados e bem compreendidos.