O 6º Ano de Escolaridade foi passear...

No mês de janeiro e de fevereiro, a turma do 6.º Ano de Escolaridade, realizou dois passeios:

- No dia 30 de janeiro, os alunos do 6º ano deslocaram-se ao auditório do Colégio Pedro Arrupe, no Parque das Nações, para assistir à peça de teatro “As Aventuras de Ulisses”, pela Companhia Cultural Kids.

Esta peça de teatro é uma adaptação da obra narrativa “Ulisses” de Maria Alberta Menéres, que faz parte integrante da lista de obras das metas curriculares desta disciplina e corresponde a objetivos definidos no domínio “Educação Literária”: Relacionar a literatura com outras formas de ficção (cinema, teatro).

Utilizando uma linguagem muito atual e divertida, os deuses transformam a vida de Ulisses num jogo de consola e divertem-se colocando-o nas aventuras mais incríveis. Vale, então, a bravura do nosso guerreiro, que não se deixando abater pelas contrariedades criadas pelos Deuses, conseguem finalmente chegar a Ítaca e aos braços da sua mada Penélope e seu filho Telémaco.

Foi uma visita muito agradável e uma forma diferente de contactar com as aventuras deste herói.

- No dia 20 de fevereiro, no âmbito dos Conteúdos Programáticos da disciplina de Educação Visual, previstos lecionar no 2.º Período, os alunos do 6.º ano foram visitar alguns monumentos da vila de Alcochete.

Objetivos da Visita:

- Compreender o conceito de património;

- Explicar a noção e o valor do património;

- Identificar tipos de património cultural – natural, material e imaterial;

- Enquadrar a obra de arte enquanto património cultural e artístico;

- Reconhecer o papel e a influência do património na sociedade.

Esta Visita de Estudo foi organizada pela Câmara Municipal de Alcochete. Para além dos alunos terem aprendido muito sobre a história e património desta nossa vila de Alcochete, puderam ainda divertir-se imenso ao interpretarem as personagens mais ilustres da terra, que tanto contribuíram para o crescimento do que Alcochete é atualmente.