Projeto Anual “A Luz”- uma aula com um técnico eletricista

De acordo com investigadores ligados à área da educação, uma boa aprendizagem exige a participação ativa do aluno, de modo a construir e reconstruir o seu próprio conhecimento. Neste contexto, mais uma vez tentámos, com a ajuda de um técnico eletricista e com a colaboração de uma Encarregada de Educação, aumentar o conhecimento dos nossos alunos do 1.º e 2.º Ciclos, relativamente ao tema Luz/Eletricidade.

A aula de demonstração começou com a frase: “Basta um clique para acender a luz. O mundo que nos rodeia está cheio de coisas curiosas. É importante que as conheçamos e que percebamos como é que tudo funciona à nossa volta!”

Uma vez que é difícil para os alunos imaginar a dificuldade que se existia no passado para iluminar um determinado local e impensável para estas crianças conseguirmos viver sem eletricidade, o técnico falou da sua evolução, focando a evolução das luzes, desde a lâmpada mais antiga que se conhece, designada lâmpada de azeite ou lamparina, cuja iluminação é produzida pelo aquecimento, passando pelas lâmpadas incandescentes, halógenas, fluorescentes e LED. Foi explicado de uma forma básica conceitos como luz, eletricidade e energia e radiações infravermelhas.

Dado que a experimentação é uma componente fulcral, tornando-se muito interessante pela diversidade de assuntos que abrange, e porque desperta maior curiosidade nas crianças ao permitir que elas descubram e questionem sobre aquilo que estão a observar, foi-lhes proporcionado realizarem alguns jogos.

Foi realizado o jogo do eletrão, jogo do contacto e jogo da caneta. Foram simulados os choques em portas e viaturas, de forma a perceberem o que é um choque elétrico e as suas consequências.

Para finalizar, foi referido que a eletricidade requer a aplicação de várias regras de segurança, de modo a evitar possíveis acidentes.

Muito obrigada pela partilha de conhecimento. Gostámos muito!