Workshops de Filosofia

“Para enfrentar os desafios que o século XXI nos coloca necessitamos de pessoas que saibam pensar e que sejam os actores da mudança. Esses são os nossos filhos.”

Ana Aires Breysse

No cumprimento do previsto no Plano Anual de Atividades do Colégio Penas Real, no passado dia 29 do corrente mês realizámos um Workshop de Filosofia com crianças, com as turmas do 3.º e 4.ºAnos de Escolaridade, dinamizado pela socióloga Ana Aires Breysse.

Pedimos emprestadas as palavra à nossa convidada: “A Filosofia Prática é reconhecida em todo o mundo como um método altamente interessante para o desenvolvimento da criança. Para além dos ganhos escolares propriamente ditos (aumento significativo do raciocínio, aptidão para a leitura e capacidade matemática, expressão verbal, etc.) é determinante o seu contributo na formação de indivíduos mais críticos, com maior autonomia reflexiva, respeito pelo outro, consciência ética e cívica. Estas competências que se adquirem ficam para a vida, criando cidadãos mais conscientes e menos passivos face aos acontecimentos.”

Esta atividade teve como objetivos centrais fomentar a curiosidade, estimular o pensamento crítico, desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e aceitar a diferença, partilhar ideias e experiências pedagógicas, promover o enriquecimento profissional, promover a divulgação de assuntos de interesse geral e fomentar o diálogo sobre questões da atualidade.”

Ao final da tarde, no mesmo dia, a socióloga Ana Aires Breysse dinamizou outra sessão para Pais e Educadores/Professores

Esta iniciativa surgiu, também, do facto de alguns pais e encarregados de educação nos terem manifestado alguma preocupação e interesse pelas questões emocionais e sociais, que afetam diretamente os resultados académicos.

…e refletimos…

“As escolas querem bons resultados académicos.”

“Os pais querem filhos com sucesso profissional.”

“As crianças querem crescer podendo explorar e expressar os talentos que

possuem.”

Ana Aires Breysse