Visita de Estudo à Câmara Municipal do Montijo, à Assembleia Municipal e Junta de Freguesia do Montijo/Afonsoeiro

A tarde do dia 4 de dezembro foi um momento ímpar e de aprofundamento de conhecimentos para a turma do 3.ºAno de Escolaridade do Colégio Penas Real. Os alunos conviveram em vários ambientes invulgares, experimentaram novas situações, desenvolveram sensibilidades, promoveram diálogos enriquecedores. Esta visita de estudo surgiu no âmbito da área disciplinar de Estudo do Meio, em que os alunos abordaram, na temática “À Descoberta de Si Mesmo”, diversos conteúdos curriculares (freguesia, concelho, distrito, os órgãos do poder local – Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Junta de Freguesia, Assembleia de Freguesia…), que se assumem extremamente pertinentes para a formação integral dos futuros cidadãos do nosso País.

Foi neste contexto que os alunos realizaram  uma visita de estudo às instalações da Câmara Municipal do Montijo (Edifício dos Paços do Concelho - Rua Manuel Neves Nunes de Almeida), às instalações da Junta de Freguesia do Montijo/Afonsoeiro (Av. dos Pescadores, n.º 78 - 2870-114 Montijo) e às Instalações da Assembleia Municipal do Montijo(Edifício da Galeria Municipal - Rua Almirante Cândido dos Reis, n.º 12 - 2870-253 Montijo). Esta visita  ajudou, certamente, os nossos alunos a compreender melhor as matérias e a enriquecê-los culturalmente, bem como do convívio salutar que proporcionou.

É nosso objetivo promover situações de aprendizagem que favoreçam a aquisição de conhecimentos e enriqueçam culturalmente os alunos, fora do contexto escolar (para que os conceitos e as matérias se possam concretizar e os alunos possam contactar com a realidade do meio envolvente).

Um agradecimento especial à Câmara Municipal do Montijo e à Junta de Freguesia do Montijo/Afonsoeiro que nos proporcionaram uma tarde tão agradável, na qual nos deram a conhecer locais de interesse cultural e histórico proporcionando-nos, igualmente, momentos de lazer e divertimento!