Articulação entre ciclos

De acordo com as recomendações sobre gestão do currículo, a articulação entre as várias etapas do percurso educativo implica uma sequencialidade progressiva, conferindo a cada etapa a função de completar, aprofundar e alargar a etapa anterior, numa perspetiva de continuidade e unidade global de educação/ensino.

Os Educadores, os Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Colégio Penas Real têm uma atitude proactiva na procura desta continuidade/sequencialidade, não deixando de afirmar a especificidade de cada etapa.

A planificação conjunta da transição das crianças é condição determinante para o sucesso da sua integração na escolaridade obrigatória. Cabe aos professores e educadores, proporcionarem à criança uma situação de transição facilitadora da continuidade educativa. Esta transição envolve estratégias de articulação que passam não só pela valorização das aquisições feitas pela criança no Jardim de Infância e nos 1.º e 2.º Ciclos, como pela familiarização com as aprendizagens escolares formais.

Assim, pretende este projeto contribuir para a construção de um trajeto significativo, numa procura de coerência e de sequencialidade curriculares, facilitadoras e promotoras do sucesso, educando para o futuro mas procurando alicerçar solidamente o presente.

É de referir que serão desenvolvidas diversas atividades ao longo do ano letivo, serão valorizadas a troca de experiências e opiniões que sugiram novas estratégias de trabalho, com vista à melhoria da atuação conjunta.