Dia Mundial da Poupança

No dia 31 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Poupança. Para comemorar esta data significativa, um Encarregado de Educação da turma do 2.ºAno de Escolaridade, proporcionou aos alunos uma aula diferente sobre a importância de se poupar. O Encarregado de Educação deixou bem patente o quão importante é ensinar às crianças a melhor forma de se relacionarem com o dinheiro, para que o saibam ganhar, poupar, dar, gastar, investir e - mais importante de tudo - serem felizes com ele.

Neste contexto, foi explicado o que é uma conta poupança, o que é um empréstimo e trabalhado a noção dos juros, em ambas.

De seguida, uma das questões levantadas foi: “…devo gastar a minha mesada toda hoje em brinquedos, tal como fazem os meus amigos, ou devo ser capaz de poupar algum dinheiro para outras coisas melhores mais tarde?”. Depois, de todos manifestarem a sua opinião ficou clara a necessidade e importância da poupança.

Depois disso, falou-se da poupança dos recursos naturais da terra, que inevitavelmente também proporcionará uma poupança nas despesas de casa. Isto porque ensinar sobre a eficiência energética, redução de consumo e energia renovável pode ter um grande impacto sobre os alunos e produzir um efeito multiplicador sobre as famílias.

No final da atividade o Encarregado de Educação ofereceu a cada aluno um livro e um jogo alusivo a esta temática.

Não será preciso dizer que os alunos vibraram com as atividades e presentinhos!