Jogos Matemáticos

'' A introdução de jogos nas aulas de Matemática é a possibilidade de  diminuir bloqueios apresentados por muitos dos nossos alunos que temem a Matemática e se sentem  incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente aos seus processos de aprendizagem.'' (Borin,1996,9)

Desta forma, e no sentido de aumentar a motivação dos nossos alunos para a aprendizagem, na área disciplinar de Matemática, este ano letivo (2014/2015) o Colégio Penas Real está a promover, quinzenalmente, no currículo das diferentes turmas uma hora, de jogos matemáticos, dinamizados pela professora de Matemática do 2.º Ciclo.

Assim, o que se pretende é de uma forma lúdica estimular a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

Neste sentido, a docente irá proporcionar o uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática de forma a que os alunos gostem de aprender esta disciplina, mudando a rotina das turmas e despertando o interesse dos alunos envolvidos.

A aprendizagem através de jogos e atividades lúdicas, permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante, motivador e dinâmico.

O projeto arrancou no início de outubro e os alunos têm demonstrado muito empenho, dedicação, entusiasmo e acima de tudo têm-se divertido muito.