Olimpiadas Portuguesas de Matemática

É com enorme prazer que vos informamos que iremos desafiar os nossos alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.ºAnos a participar nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática, promovidas pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

À semelhança das edições anteriores, as XXXIII OPM pretendem dar oportunidade aos estudantes mais novos, nomeadamente aos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, de participar nesta atividade de Matemática que visa criar e desenvolver o gosto por esta disciplina nos primeiros anos de escolaridade. Os problemas propostos fazem, sobretudo, apelo à capacidade de raciocínio e imaginação do aluno.

Assim, mantêm-se as seguintes categorias:

Mini-Olimpíadas - alunos dos 3.º e 4.º anos;

Pré-Olimpíadas - alunos do 5.º ano;

Categoria Júnior - alunos dos 6.º e 7.º anos;

Categoria A - alunos dos 8.º e 9.º anos;

Categoria B - alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.

As Mini-Olimpíadas (3.º e 4.º anos) terão uma prova única, que decorrerá durante o mês de janeiro de 2015.

As Pré-Olimpíadas (5.º ano) constam de uma prova única, a realizar simultaneamente com a 1.ª eliminatória das outras categorias, no dia 12 de novembro de 2014.

Nas Categorias Júnior (6.º e 7.º anos), A (8.º e 9.º anos) e B (10.º, 11.º e 12.º anos) haverá duas eliminatórias e uma Final Nacional que, nesta edição, terá lugar na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva, em Rio Maior.

Com a participação nestas iniciativas acreditamos que vamos continuar a elevar os níveis de literacia dos nossos alunos, incentivando-os a querer aprender sempre mais, ao longo da vida …