Viagem Final de Ano e de Finalistas do 1º. Ciclo

Como já é habitual, na penúltima semana de aulas, os alunos do Colégio Penas Real realizaram a sua fantástica Viagem de Final de Ano. Este ano os destinos escolhidos foram:

•  O CIBA (Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota);
  •  Parque dos Monges.

Esta viagem serviu para conhecer melhor a História do nosso país e proporcionou ainda momentos de muita alegria, convívio e cooperação entre ALUNOS, PROFESSORES e AUXILIARES.

Esta visita foi bem especial, pois também foi a viagem de finalistas dos alunos do 4.º Ano de Escolaridade.

Assim que chegámos a Calvaria de Cima (concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria) começámos por visitar o CIBA. Encontrámos um museu de vanguarda, onde a Batalha de Aljubarrota nos foi apresentada sob múltiplas perspetivas, numa combinação de fontes documentais e iconográficas. A nossa visita percorreu três salas com suportes expositivos diversos, que foram das simples imagens, passando pela coleção de ossos dos combatentes encontrados no campo, até aos mais sofisticados meios multimédia.

O ponto alto da visita foi quando assistimos a um excelente espetáculo multimédia, onde os nossos alunos puderam compreender como os Portugueses e Castelhanos, a 14 de agosto de 1385, travaram uma das mais importantes batalhas da história de Portugal. Apesar da superioridade numérica do exército castelhano, os portugueses venceram, sob o comando de Nuno Álvares Pereira e do rei D. João I. A Batalha de Aljubarrota tornou-se, à escala medieval, um acontecimento da maior importância política, diplomática e militar.

Depois desta visita, o almoço realizou-se no Parque dos Monges, localizado na cidade de Alcobaça. Este foi um sítio excelente para um belo almoço com os deliciosos pitéus que a D. Manuela nos preparou.

Depois do almoço, teve início o programa no Parque dos Monges. Apesar das condições climatéricas não nos terem permitido realizar as atividades, inicialmente previstas, os vários animadores e monitores do Parque proporcionaram-nos atividades interessantes e divertidas, com diversas dinâmicas de grupo.

Todos os alunos tiveram oportunidade de realizar novas aprendizagens fora do contexto da sala de aula e despertar a curiosidade em aprender, de ampliar conhecimentos em termos pedagógicos, culturais e ambientais; de aprofundar conhecimentos sobre a história de Portugal.

Para o ano há mais!