Escritora Luísa Ducla Soares

Foi com grande prazer que recebemos a visita da famosa escritora Luísa Ducla Soares no nosso Colégio.

“Com mais de meia centena de livros publicados para o público mais novo, Luísa Ducla Soares é, presentemente, uma das escritoras mais prestigiadas no cânone da literatura portuguesa para a infância e a juventude. (…) Esta vasta obra destinada à infância revela uma pluralidade temática e estilística própria da escrita contemporânea. (…) Com temas ligados à realidade quotidiana, através de personagens que são, quase exclusivamente, crianças ou animais, Luísa Ducla Soares possibilita à criança-leitora uma aproximação com os protagonistas da história.” (Carina Rodrigues, A produção literária de Luísa Ducla Soares: Uma obra multifacetada.).

A falta de prazer na leitura, poderá estar intimamente ligada à falta de sucesso que a escola tem na formação de leitores, é este o prazer que o Colégio Penas Real procura estimular nos seus alunos e desde cedo.

Ao longo do ano letivo têm vindo a ser promovidas diversas atividades nesse sentido, porque como diz Glória Bastos: “O gosto pela leitura não é tarefa de um dia, nem se consegue mediante a fascinação de um momento brilhante ou espetacular. É realmente indispensável um conjunto de atitudes consequentes e coordenadas.” (Glória Batos, Literatura Infantil e Juvenil, pp 284).

A escritora realizou uma sessão para todas as crianças e alunos do Colégio, onde respondeu às suas questões e realizou vários jogos e atividades em torno das suas obras.