Avaliação Externa - Provas Finais de Ciclo 2014

A avaliação, constituindo -se como um processo regulador do ensino, é orientadora do percurso escolar e tem por objetivo a melhoria da qualidade do ensino através da aferição do grau de cumprimento das metas curriculares globalmente fixadas para os níveis de ensino básico.

Esta verificação é utilizada por professores e alunos para, em conjunto, suprir as dificuldades de aprendizagem - avaliação interna -. A avaliação tem ainda por objetivo conhecer o estado geral do ensino, retificar procedimentos e reajustar o ensino das diversas disciplinas em função dos objetivos curriculares fixados - avaliação externa.

(Despacho normativo nº 24-A/2012).

Esta última avaliação é operacionalizada através de Provas Finais de ciclo e Exames Nacionais e ainda do Projeto Testes Intermédios.

As Provas Finais de Ciclo têm lugar, nos dias 19 e 21 do corrente mês de maio, no Colégio Penas Real.

Todas as informações relativas às Provas Finais do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para alunos, pais e encarregados de educação podem ser consultadas em http://www.gave.min-edu.pt/np3/destaques

Provas Finais\IE_PF_Mat42_2014.pdf

Provas Finais\IE_PF_Port41_2014.pdf

O Júri Nacional de Exames (JNE) que tem como atribuições a organização do processo de avaliação externa da aprendizagem, definiu algumas normas a observar no processo          de            externa da aprendizagem em 2013/2014 e que podem ser consultadas nos seguintes documentos.

Resumo da Norma 2/JNE/2014

Impressos anexos à Norma2/JNE/2014