Testes Intermédios - 2º Ano de Escolaridade

À semelhança de anos anteriores, o Colégio Penas Real aderiu ao Projeto Testes Intermédios. Sendo assim, continuar-se-á com a aplicação de Testes Intermédios ao 2.º Ano de Escolaridade nas áreas disciplinares de Português e Matemática.

A concretização do Projeto Testes Intermédios tem como objetivo aferir e diagnosticar, de forma precoce, as dificuldades de aprendizagem dos alunos, tendo por referência padrões de âmbito nacional, de modo a permitir uma intervenção pedagógica didática mais eficaz. É importante salientar o carácter eminentemente formativo dos testes intermédios.

Os testes de Matemática e de Português têm por referência, respetivamente, o Programa de Matemática do Ensino Básico, homologado em dezembro de 2007 e o Programa de Português do Ensino Básico, homologado em março de 2009, no que respeita ao 1.º e ao 2.º ano, aplicando-se supletivamente as Metas Curriculares de Matemática e as Metas Curriculares de Português.

Os testes permitem avaliar a aprendizagem passível de avaliação em prova escrita de duração limitada.

No teste de Matemática, são objeto de avaliação os temas: Números e operações, Geometria e Medida e Organização e Tratamento de Dados.

O teste de Português permite avaliar as aprendizagens nos domínios da Compreensão do Oral, da Leitura, da Escrita e do Conhecimento Explícito da Língua. No teste de Português, a aprendizagem no domínio da Expressão Oral não é objeto de avaliação.

Para mais informações podem ser consultados os seguintes documentos clicando sobre a palavra Informação I e Informação II.

Os testes irão-se realizar nas seguintes datas:

  • Português - 27 de maio
  • Matemática - 30 de maio

 

 

Todas as informações relativas ao Projeto Testes Intermédios devem ser consultadas no site http://www.gave.min-edu.pt/

voltar