Dia da Agricultura Familiar

Sendo a Agricultura Familiar, o tema anual do Colégio,  de certo que este dia teria de ser assinalado por toda a comunidade escolar.

A escolha do tema está relacionada com a decisão que os 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) tomaram, ao declarar o ano de 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF 2014).

Assim sendo, é nosso objetivo dotar os alunos de conhecimentos sobre agricultura autossustentável, desenvolvendo um vasto conjunto de atividades baseadas no respeito pelo meio ambiente e biodiversidade.

Neste contexto, fomos gentilmente convidados, pelo Museu Agrícola da Atalaia, para participarmos, com os nossos alunos, numa série de atividade dinamizadas pelo referido Museu que incluiram atividades no interior do Museu Agrícola da Atalaia, no Pomar de Citrinos e na Horta do Museu relacionadas com:

• as tradições agrícolas;
  • as práticas agrícolas amigas do ambiente;
  • o ciclo de vida das plantas;
  • as práticas hortícolas;
  • as hortas caseiras;
  • e a alimentação saudável.

Além da ida ao Museu, as crianças de Jardim de infância foram ao Mercado Municipal do Montijo com o intuito de comprar alguns produtos para fazerem um lanche especial. Cada sala levou a sua lista de compras e foram as crianças que tiveram de descobrir os alimentos e efetuar o respetivo pagamento.

Foi um dia em cheio…