Atividades de Promoção da Leitura

Encontros de leitura

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.”

Bill Gates

Porque a leitura é um motor de aprendizagem em todas as áreas do saber, um veículo de conhecimento do mundo que nos rodeia e de nós próprios, cabe à escola dinamizar atividades de leitura estimulantes que motivem os alunos para uma prática quotidiana de leitura.

Neste sentido, no âmbito do Clube de Contadores de Histórias desenvolvido pelos alunos de 5.ºano, em parceria com a Professora da disciplina de Português e a Biblioteca Escolar do Colégio Penas Real têm-se realizado “encontros de leitura” entre os alunos do 5.ºano e as valências de Pré-Escolar e 1.ºCiclo-EB.

Os alunos do 5.º ano apresentam obras literárias, escolhidas por eles e de acordo com os vários temas dos projetos de sala, aos seus colegas mais novos. Estes encontros realizam-se no espaço da biblioteca, num ambiente de recatado e agradável encontro de amigos da leitura e do livro:

“[a] escola tem responsabilidade no ensino e na prática da leitura de textos. Porém, a leitura de textos não é uma atividade que se limite à sala de aula. É essencial estimular o aluno a ler em casa, a frequentar a biblioteca escolar ou outras bibliotecas, a levar livros emprestados para casa, a trocar livros com os seus colegas.”

Ministério da Educação e Ciência – caderno de apoio, 2012: 12

Linhas orientadoras do Clube de Contadores de Histórias:

• Colocar o prazer de ler no centro dos esforços do Colégio para elevar os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos;

• Envolver na promoção da leitura todos os alunos;

• Articular as várias valências do Colégio, permitindo um contacto presencial entre as crianças que frequentam o Pré-Escolar e os alunos que frequentam o 1.º e o 2.ºCiclo do EB;

• Assegurar o máximo de visibilidade à leitura em contexto escolar.