Recorrendo a elementos tipicamente britânicos foi recriado o ambiente do final da tarde no país de Elizabeth II
Foi com muito empenho e gosto que, no dia 21 de fevereiro, tivemos o prazer de repetir o Five O'clock Tea, no Colégio Penas Real. Comemorámos de uma forma muito "british" este dia tão especial e cheio de surpresas…
Esta atividade, dinamizada pela Teacher de Inglês, assume uma extrema importância no nosso contexto escolar, uma vez que pretende demonstrar, embora de forma sucinta, um pouco das práticas pedagógicas adotadas para o ensino do Inglês no Colégio.
À semelhança do ano transato, este momento de requinte e glamour foi abrilhantado por pequenas apresentações realizadas pelos alunos do 1.º e 2.º ciclos:
O chá das cinco é uma das tradições mais populares e que os ingleses mantêm ao longo de séculos.
O rei Carlos II ascendeu ao trono e casou com Catarina de Bragança, que era filha do rei português João IV. Refere-se que foi a Rainha Catarina de Bragança que introduziu na Corte Inglesa este hábito. Diz-se ainda que a Rainha o fazia para controlar as infidelidades do rei, logo convocava para a corte todas as mulheres às 17 horas.
No início do século XIX, a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres.
Proporcionámos aos nossos ilustres convidados um delicioso lanche tipicamente inglês, do qual fizeram parte os chás, sconnes, shortcakes, marshmallows, geleias, doces…
Foi um momento de grande requinte e primor que contou com a adesão de toda a comunidade educativa e da qual todos saíram satisfeitos por provar um pouco da gastronomia inglesa.