Um Colégio Solidário

O Dia do Pijama, assinalado pelas crianças de Creche e Jardim de Infância, deu os seus frutos.
Juntos, contribuímos para tornar algumas crianças mais felizes...
Obrigada famílias...sem a vossa colaboração nada disto teria sido possível!

"Em Portugal, vivem 8.557 crianças, separadas dos seus pais (dados de 2012), por decisão das Comissões de Proteção de Crianças ou dos Tribunais, por se encontrarem numa situação de risco e de dificuldade social. No nosso país, 95% das crianças vivem em instituições (95%) e apenas 5% crianças vivem com famílias de acolhimento. Esta situação é bastante diferente em muitos países europeus. Em Espanha, 32% das crianças vivem em famílias de acolhimento, em França 62% e em Inglaterra o número sobe para mais de 75%.

As boas práticas internacionais apontam o acolhimento familiar como um recurso fundamental e prioritário a ser usado quando as crianças têm de viver separadas dos seus pais. Sendo o povo português um dos mais solidários do mundo, acreditamos que todos podemos ajudar a mudar esta realidade, dia a dia, passo a passo, família a família, abraço a abraço. Este é o objetivo da Missão Pijama® de que todos podemos fazer parte, defendendo estes valores, para que, num futuro breve, muito mais crianças possam crescer numa família.

Assumindo esta missão, a Mundos de Vida criou o primeiro serviço especializado de acolhimento familiar, em Portugal, e a campanha designada "Procuram-se Abraços®", com o objetivo de criar uma nova geração de famílias de acolhimento de qualidade que já permitiu encontrar, formar e acompanhar novas famílias e, assim, acolher 98 crianças num ambiente familiar (evitando a sua institucionalização).

Este é um desafio de nós todos. Uma sociedade que defenda o valor da infância, a mudança de mentalidades do sistema português e o conhecimento do direito de uma criança crescer numa família, vão permitir fazer a diferença e dar a mais crianças a possibilidade de crescerem num meio familiar mais terno, mais seguro e mais positivo."

in http://www.mundosdevida.pt/_Todos_por_uma_grande_causa

 

voltar