Dia de Todos os Santos

Em Portugal, o dia 1 de novembro, é também conhecido por ser o Dia do Bolinho. Neste dia, as crianças andam a bater às portas com um saquinho de pano (que muitas vezes já tinha pertencido aos pais ou aos avós) para pedir o "Bolinho" ou o “Pão por Deus” e dizendo:"Ó Ti Maria, um bolinho pelas alminhas!".

No nosso Colégio, este dia foi assinalado pelas crianças de Creche que prepararam uma receita tradicional dos Bolinhos dos Santos, tal como ainda hoje são confecionados na região Centro de Portugal. Foi um dia em que se valorizou a amizade e o convívio.


Ingredientes para 20 unidades
- 600 g de farinha de trigo
- 100 g de açúcar
- 1 colher (chá) de erva-doce em pó
- 1 colher (café) de canela em pó
- 100 g de manteiga amolecida
- 2 ovos + 1 ovo batido
- 30 g de fermento de padeiro
- 1,5 dl de leite morno
- 1,2 dl de azeite
- 50 g de amêndoas laminadas
- 100 g de passas de uva
- 50 g de nozes picadas
- manteiga para untar, açúcar q.b.

Preparação

Colocar a farinha, o açúcar, a erva-doce, a canela, a manteiga e 2 ovos numa tigela grande. Misturar muito bem. Dissolver o fermento no leite morno e juntar ao preparado. Misturar muito bem até a massa ficar homogénea.
Adicionar o azeite aos poucos, amassando entre cada adição. Amassar até a massa absorver o azeite e juntar os frutos secos de forma homogénea.
Retirar o tabuleiro do forno e untar com manteiga. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Colocar bolinhas de massa sobre o tabuleiro do forno e deixar levedar num lugar morno, longe de correntes de ar, por mais ou menos 30-40 minutos.
Pincelar as bolas com ovo batido e polvilhar com um pouquinho de açúcar. Levar a cozer no meio do forno por 20-25 minutos, a 200ºC. Servir os bolinhos mornos ou frios.

  

voltar