No Dia da Alimentação fomos passear

No Dia Mundial da Alimentação fomos passear…

Os alunos de 1.º Ciclo do Colégio Penas Real comemoraram o Dia Mundial da Alimentação de uma forma muito especial… Foram passear pelo Montijo, Atalaia e Alcochete.  Para além de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, esta visita de estudo também foi ao encontro do tema anual do Colégio Penas Real: “Agricultura Familiar”.

Assim, de manhã, os alunos começaram por fazer uma visita ao Mercado Municipal do Montijo onde tiveram a oportunidade de ver, bem de perto, algumas bancas de peixe, fruta, legumes e muitos outros produtos alimentares. Foi um momento muito descontraído e os comerciantes, com sorrisos rasgados, ofereceram, aos pequenos fregueses, sementes, maçãs e, até, azeitonas…  

                           

Já por volta das 11horas, iniciaram a visita ao Museu Agrícola da Atalaia, um lugar aqui tão perto que os alunos não conheciam. Para além da exposição de instrumentos agrícolas e visualização de vídeos alusivos à agricultura de outros tempos, as crianças tiveram oportunidade de visitar três salas onde, antigamente, se faziam o vinho, o azeite e a aguardente. As crianças mostraram-se muito concentradas face às explicações dos guias.

                              

Depois do almoço no Colégio, as crianças tiveram oportunidade de assistir a um espetáculo (bailado) intitulado "As 4 Estações" apresentado pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Este espetáculo desenrolou-se ao ritmo das transformações associadas às estações do ano e conseguiu captar a atenção das crianças que se prenderam à magia que inundou toda a sala. Foi assim, alimentados de magia, música e muita alegria, que os alunos do 1.º Ciclo passaram mais um dia espetacular…

 

voltar