Projeto Biblioteca

Uma tarde na biblioteca

O livro transmite tranquilidade, é um momento de reencontro connosco, mas para chegarmos a este momento é necessário que tenhamos construído uma relação com ele. Esta relação constrói-se desde cedo, desde a primeira infância.

A criança em primeiro lugar deve aprender a ler imagens olhando-as da esquerda para a direita e de cima para baixo, de seguida aprende a folhear um livro, familiarizando-se  com o mesmo. Lentamente e sem se dar conta disso, a criança cria uma relação com o objeto livro. É este o objetivo primordial do projeto da Biblioteca Escolar do Colégio Penas Real, criar laços entre as crianças e os livros…levando-as a fazer do livro um amigo.

A Educação Literária é um dos domínios presentes nas Metas Curriculares da Área Disciplinar de Português para o 1.º Ciclo EB, com base nas listas de livros de leitura obrigatória para cada ano é feita a promoção da leitura e do livro. Em cada sessão é abordado um dos livros da referida lista, levando até aos alunos o maravilhoso mundo escondido dentro de cada livro, de cada texto, de cada linha, de cada palavra…