Viagem de Estudo e de Finalistas a Coimbra

Os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Colégio Penas Real, realizaram uma  visita de estudo à bonita cidade de Coimbra.  Esta visita foi bem especial, pois também foi a viagem de finalistas dos alunos do 4.º Ano.

No decurso desta atividade, os alunos visitaram três locais: o Portugal dos Pequenitos, o Parque Doutor Manuel Braga e, ainda, o Museu da Água.

Assim que chegaram a Coimbra os alunos puderam visitar o Portugal dos Pequenitos.

“Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança. (…) Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações. Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitetónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.”

Depois desta visita, visitaram o Parque Doutor Manuel Braga, situado junto ao rio Mondego e bem perto do Portugal dos Pequenitos.

“Este é um dos mais belos parques citadinos da cidade de Coimbra, com canteiros floridos e árvores frondosas, dedicado ao lazer. O Mondego compõe o cenário. Apresenta alguma estatuária e um bonito coreto da autoria do arquiteto Silva Pinto. Em dias de sol, não faltam atividades para todos os gostos e idade.”

Depois do almoço, tiveram visita marcada para o Museu da Água, situado em pleno Parque Doutor Manuel Braga.

Este espaço museológico “ é o meio privilegiado para as Águas de Coimbra concretizarem a sua ação de cidadania. É um espaço aberto, dinâmico, interativo e, acima de tudo, um espaço de criatividade.”

Depois da visita ao museu, ainda tiveram tempo para comer uma bolinha de gelado no parque Doutor Manuel Braga. Já só saíram de Coimbra à tardinha…

Pretendemos, com esta visita, mais do que fazer um passeio… mas também fomentar situações de aprendizagem que favorecessem a aquisição de conhecimentos e facilitassem a sociabilidade.

" No Portugal dos Pequeninos aprendemos muitas coisas sobre Portugal."

" O passeio a Coimbra foi fascinante."

" Aprendemos muito sobre a água no Museu da Água."

" Gostei muito de brincar nas casinhas."

" Neste passeio vi, aprendi e ri...foi sensacional!"