Um livro, um mês, uma sugestão...

Sugestões de leitura para o mês de junho

 

Creche

O Tomás está crescido” de Guido Van Genechten (2007). Editora Educação Nacional

Toda a gente tem um rabiosque, gordinho, magrinho, às riscas, ou... simplesmente fofinho! Um divertido livro para ajudar as crianças na hora de deixar as fraldas.

 

Jardim de Infância

Poemas da mentira e da verdade”, de Luísa Ducla Soares (2005). Livros Horizonte

Os Poemas da Mentira e da Verdade são dois olhares simultâneos sobre a realidade. O da imaginação e o da fantasia. Num e noutro perpassa um humor muito característico da autora. Dedicados a crianças avessas à leitura e particularmente à poesia, este livro cativá-las-á pela irreverência, pelo jogo de palavras, pela cumplicidade com o mundo das crianças. Revela-se, na opinião de muitos professores, como um excelente recurso para os miúdos que não lêem.

 

1.º Ciclo

1º e 2º anos

Destrava Línguas” de Luísa Ducla Soares (2010). Livros Horizonte

Num ninho de nafagafos, há sete nefagafinhos Quando a nafagafa sai, ficam os nafagafos sozinhos.

 

3º e 4º anos

"Versos de Cacaracá" de António Manuel Couto Viana (2010). Texto Editores

Anda daí e abre a porta a um mundo cheio de cor e de vida, onde irás encontrar miúdos divertidos e animais extrovertidos, barcos a velejar e fardas da cor do mar, peixinhos pouco simpáticos e pescadores sorumbáticos, burros motorizados e ratinhos assustados, pinceladas de Sol e golpes de anzol, insectos que tocam rabecão e um cação resmungão, animais que formam casais e muitas coisas mais.


Vem conhecer este mundo nestas histórias contadas em verso e com a mestria das palavras de António Manuel Couto Viana e a alegria das imagens de Vasco Gargalo.

 

voltar