Fomos conhecer um pouco mais da biodiversidade local…

No dia 14 de maio os alunos do 1.º Ciclo do EB e as crianças da Sala 5 do Colégio Penas Real visitaram as Salinas do Brito.

Estas salinas situam-se na margem do rio Tejo e constituem ainda um exemplo vivo daquela que foi, durante muito tempo, a principal atividade económica de Alcochete – a salicultura. Depois de ser extraído dos enormes tanques, ainda visíveis no Estuário do Tejo, o sal era, posteriormente, transportado para o cais de Lisboa e exportado para o estrangeiro.

As salinas do Brito incluem-se na dinâmica ecológica do Estuário do Tejo e constituem um dos principais locais de nidificação, suporte e refúgio de um número considerável de aves aquáticas.

Esta visita de estudo surgiu no âmbito do Programa Eco Escolas, o qual nos tem proporcionado oportunidades de estudar e aprender entre outros temas, a biodiversidade existente no nosso Concelho.

A componente lúdica que envolveu, bem como a relação professor/educador/alunos que proporcionou, contribuiu para que estes se empenhassem na sua realização.

Esta atividade foi facilitadora de situações de aprendizagem que favorecem a aquisição de informações e conhecimentos, proporcionam a aquisição de técnicas de trabalho e facilitam a socialização.