Projeto Educativo

A elevada qualidade, exigência e equilíbrio são os objetivos do nosso projeto educativo, que passa:

- Pela participação da família na educação e formação dos seus filhos;

- Pelo empenho de hábitos de trabalho e retidão de carácter;

- Pelo fomento da amizade e respeito mútuo;

- Pela segurança e bem-estar das crianças;

- Pela aprendizagem significativa e personalizada

- Pelo ensino do Inglês a partir dos 3 anos;

- Pela prática do exercício físico e de atividades ao ar livre;

- Por uma alimentação adequada e vigiada por profissionais;

- Pelo uso de uniforme escolar;

- Pela educação ambiental e consciencialização ecológica;

- Pelo amplo leque de atividades curriculares e extracurriculares.

As atuais orientações emanadas do Ministério de Educação para o ensino não superior, continuam a confirmar que o Projeto Educativo e demais atividades e iniciativas desenvolvidas, nos últimos anos, no Colégio Penas Real, têm convergido na direção autêntica do que se pretende para uma verdadeira qualidade das aprendizagens.

Iremos continuar a edificar a nossa missão desenvolvendo e consolidando os valores que nos pautam por uma perspetiva de base humanista, preocupados com as questões ecológicas e de sustentabilidade, mantendo a educação desportiva e artística sempre presente.

Missão

A missão do Colégio Penas Real é assegurar um ensino diferenciado, estimulante e inclusivo, dinamizando continuamente práticas pedagógicas orientadas para o sucesso educativo e para o desenvolvimento afetivo e integral do aluno, respeitando sempre as suas características individuais, enquanto ser humano único, e dotando-o de valores e conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento como cidadão do mundo, capaz de sonhar, criar, realizar e agir com responsabilidade social e ambiental.

Pretendemos promover um conjunto de aprendizagens em diferentes áreas do saber, que visem a aquisição das seguintes competências-chave:

• Linguagens e textos,

• Informação e comunicação,

• Raciocínio e resolução de problemas,

• Pensamento crítico e pensamento criativo,

• Relacionamento interpessoal,

• Autonomia e desenvolvimento pessoal,

• Bem-estar e saúde,

• Sensibilidade estética e artística,

• Saber técnico e tecnologias,

• Consciência e domínio do corpo.

Visão

O Colégio Penas Real pretende ser uma referência claramente diferenciada no panorama educativo local, coordenando a sua ação educativa centrada na qualidade do serviço prestado, afirmando-se pela capacidade de inovação e eficiência, criando um ambiente de aprendizagem alegre, estimulante e seguro, pautado por níveis de exigência e rigor, através do qual todos os alunos consigam atingir o seu pleno potencial, e fomentar a vontade de aprender para toda a vida, sem nunca deixar de atender a cada aluno na sua individualidade.

Valores

A intencionalidade educativa do Colégio pressupõe práticas organizacionais e relacionais, que refletem também os valores que orientam este Projeto e que devem orientar a atuação de todos, no cumprimento da sua missão:

1. Respeito - Respeitar-se a si e aos outros;

2. Responsabilidade e autonomia - Ter consciência das suas obrigações;

3. Empenho - Capacidade de trabalho e perseverança;

4. Cidadania e Solidariedade - Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e ser solidário para com o próximo;

5. Tolerância - Ser flexível aceitando outras opiniões ou comportamentos diferentes dos seus;

6. Ecologia - Ter consciência da preservação ambiental que possibilita o cuidado do que é de todos, para nós e para as gerações futuras;

7. Inovação - Procurando novas estratégias e metodologias de ensino;

8. Excelência e exigência - Aspirar ao trabalho bem feito e ao rigor.