Projeto Educativo

A elevada qualidade, exigência e equilíbrio são os objetivos do nosso projeto educativo, que passa:

- Pela participação da família na educação e formação dos seus filhos;
- Pelo empenho de hábitos de trabalho e retidão de carácter;
- Pelo fomento da amizade e respeito mútuo;
- Pela segurança e bem-estar das crianças;
- Pela aprendizagem significativa e personalizada;
- Pelo ensino do Inglês a partir dos 3 anos;
- Pela prática do exercício físico e de atividades ao ar livre;
- Por uma alimentação adequada e vigiada por profissionais;
- Pela implementação da higiene oral;
- Pelo uso de uniforme escolar;
- Pelo amplo leque de atividades curriculares e extra curriculares;
- Pela educação ambiental e consciencialização ecológica.

Missão
A missão do Colégio Penas Real é assegurar um serviço educativo de excelência no concelho de Alcochete, dotando cada aluno com as competências e conhecimentos que lhe permita explorar plenamente as suas capacidades e integrar-se crítica e ativamente na sociedade.

Pretendemos promover um conjunto de aprendizagens em diferentes áreas do saber, que visem a aquisição das seguintes capacidades gerais:

• capacidade de comunicação em diferentes contextos sociais e criação de hábitos de leitura;
  • capacidade autónoma de pesquisa e de transformação da informação em novos conhecimentos;
  • capacidade de promoção de valores e atitudes próprias que resultem na consciência das responsabilidades de cidadão e da convivência democrática;
  • capacidade de aplicar de forma crítica os conhecimentos científicos, tecnológicos, artísticos e culturais;
  • capacidade de resolver problemas simples e complexos a partir do uso do raciocínio matemático;
  • capacidade de gestão equilibrada do corpo;
  • capacidade de intervenção reveladora de uma consciência ecológica nas suas rotinas diárias.

Visão
O Colégio Penas Real pretende ser uma referência claramente diferenciada no panorama educativo local, coordenando a sua ação educativa centrada para a qualidade, afirmando-se pela capacidade de inovação, eficiência e dinamismo, criando um ambiente de aprendizagem alegre, estimulante e seguro, pautado por elevados níveis de exigência, através do qual todos os alunos consigam atingir o seu pleno potencial, e fomentar a vontade de aprender para toda a vida.

Valores
A intencionalidade educativa do Colégio pressupõe práticas organizacionais e relacionais, que refletirão também os valores que orientam este Projeto.

Os valores que a seguir se enumeram constituem o quadro de referência que deve orientar a atuação de todos, no cumprimento da sua missão.

Valores de atuação:

1. Inovação – criando um conjunto de metodologias conducentes à inovação pedagógica;
  2. Participação – promovendo um Colégio aberto à Comunidade Educativa e Escolar;
  3. Democracia - fomentando os valores da cidadania e solidariedade
  4. Ecologia - Valorizando a consciência ecológica;
  5. Excelência - Promovendo um ensino de grande rigor científico, cultural, desportivo e académico;
  6. Valorização – Contribuir para melhorar o desempenho dos colaboradores e dos vários parceiros educativos.