1.º / 2.º Ciclo

1.º Ciclo

O início do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Colégio Penas Real, é um enorme desafio, uma inquietude, uma emoção para que avancemos e nos superemos. Inicia-se uma surpreendente viagem cheia de aprendizagens e surpresas. É um dos momentos mais importantes na vida das crianças e também na vida das suas famílias.

No 1.º CEB, as turmas são constituídas conforme o seu ano de escolaridade e o nível de aprendizagens.

O Colégio funciona em regime de autonomia pedagógica, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação e continua a dar ênfase às atividades de enriquecimento curricular promovendo um conjunto de ações diversificadas numa constante articulação curricular equilibrada com metodologia transdisciplinar, estabelecendo-se assim uma visão altamente “flexibilizadora” do currículo escolar, tendo como referência o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

A Oferta Complementar e Enriquecimento Curricular têm como objetivo o desenvolvimento de múltiplas atividades, integrando ações que promovam, de forma transversal, a Educação para a Cidadania e componentes de trabalho com as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Oferta Complementar:

• TIC

O Colégio tem uma parceria com o Projeto da Educação XXI. Trata-se de um modelo de aprendizagem que permite aos alunos descobrir a relação entre as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e as restantes áreas do conhecimento. São desenvolvidas ações de aprendizagem através da execução de projetos sobre temas de âmbito curricular, por recurso à utilização de meios informáticos.

Atividade de Enriquecimento Curricular:

•  Projeto Eu, Nós e os Outros

No âmbito de uma aprendizagem global, onde a criança é o centro da aprendizagem e é com ela e para ela que tudo se move, o projeto “Eu, Nós e os Outros” visa dar resposta aos diferentes temas adjacentes a um desenvolvimento na íntegra dos mais novos, em colaboração com todo o trabalho desenvolvido nas restantes disciplinas.

Tendo em conta a evolução do sistema educativo, que procura ter um sistema de educação inclusivo, com um perfil de aluno organizado e estruturado com valências pessoais, sociais e emocionais, com valores de base para o crescimento das crianças enquanto seres humanos, neste projeto, iremos criar oportunidades de se trabalharem os diferentes temas de modo a promover uma maior consciência do mundo, um maior poder de ação no mundo, e uma maior capacidade de sentir e exprimir pensamentos, emoções e crenças tanto consigo mesmo como com a restante comunidade onde se está inserido.

O perfil do aluno mostra que a criança ao terminar a escolaridade deve ter atingido os seguintes valores: responsabilidade e integridade, excelência e exigência, curiosidade, reflexão e inovação, cidadania e participação e liberdade.

Tendo em conta as diferentes idades e seguindo as etapas Piagetianas do desenvolvimento, tanto ao nível concreto como abstrato, e considerando Vigotsky em termos do desenvolvimento social, iremos abordar os diferentes temas recorrendo a estratégias lúdicas, interativas, respeitadores do ritmo de cada um, tendo em consideração as vivências e experiências passadas e presentes, procurando enquadrar e antecipar de uma forma estruturada e previsível, possíveis desafios futuros, visando sempre a colaboração de todos e a comunicação com o seio familiar.

2.º Ciclo

No 2.º ciclo, proporcionamos aos nossos alunos uma continuidade do trabalho desenvolvido nas valências anteriores, e acima de tudo desejamos contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e intelectual procurando organizar e proporcionar uma aprendizagem útil e compensadora para o seu futuro, munindo-os das ferramentas necessárias e o acompanhamento que ajude a minimizar a adaptação a um novo ciclo, onde os alunos passam a ter diversas disciplinas, professores e uma diferente carga horária.

Porque nos preocupamos com o sucesso educativo dos nossos alunos, delineámos algumas Estratégias de Promoção do Sucesso Educativo, lecionando um tempo letivo extra a todos os alunos que obtiverem um nível negativo nas avaliações formativas, até à avaliação seguinte, nas disciplinas de Português, Inglês e Matemática.

Oferta Complementar:

• Teatro

A prática da Expressão Dramática possibilita a cada criança um melhor conhecimento de si, tem influência no modo como se aprende, como se comunica e é essencial para o crescimento intelectual, social, físico e emocional do aluno, contribuindo assim para desenvolver algumas das competências contempladas no Perfil do Aluno.

Esta atividade tem como objetivo contribuir para a prática de inúmeras experiências teatrais  e estéticas, trabalhando:

- O corpo e a voz;

- O som e o gesto;

- O espaço;

- A improvisação;

- A dramatização;

- A autonomia e a interação com o grupo.

Pretende-se, fundamentalmente, que os alunos experimentem através de diferentes meios, desenvolver a sua criatividade, dando total liberdade à sua imaginação e sensibilidade num trabalho criador, criativo e livre.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O ANO LETIVO 2019/2020

1º e 2º Ciclo