Jardim de Infância

O ensino Pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida. Carateriza-se por ser uma etapa cheia de surpresas e desafios, possibilitadora de se tecerem vivências, aprendizagens e saberes que surjam como significativos para todas as crianças.

Neste processo pretendemos apoiar as famílias na tarefa da educação dos filhos. Quanto melhor for a parceria entre ambos , mais positivos e significativos serão os resultados na formação e aprendizagem das crianças. Procuramos ter uma participação dos pais na educação dos filhos, constante e consciente e vice-versa.

Proporcionamos a cada criança a oportunidade de desenvolver a sua autonomia, socialização e desenvolvimento intelectual, através da realização de atividades lúdicas planeadas e direcionadas, quer à faixa etária, quer ao nível de desenvolvimento em que a criança se encontra. No nosso Colégio privilegiamos a atividade lúdica, por ser através dela que a criança se satisfaz, realiza os seus desejos e explora o mundo em seu redor.

Desenvolvemos com as crianças atividades que promovam e estimulem o seu desenvolvimento global, considerando o aspeto da linguagem, da matemática, das ciências e das expressões motoras, musicais e artísticas, conducentes à construção da criança enquanto um ser social e afetivo.

Os educadores, no nosso Colégio, dispõem de um conjunto de princípios gerais pedagógicos e organizativos para a tomada de decisões sobre a sua prática, tendo em vista uma educação de qualidade e facilitadores do desenvolvimento global da criança dentro das seguintes áreas:

- Formação pessoal e social;
- Conhecimento do mundo, que considera três grandes componentes organizadoras das aprendizagens a promover:

  • Introdução à Metodologia Científica;
  • Abordagem às Ciências;
  • Mundo Tecnológico e Utilização das Tecnologias.


- Expressão e comunicação, que se distingue nos seguintes domínios:

  • Domínio da Educação Física, que privilegia uma abordagem global não especificando componentes.
     
  •  Domínio da Educação Artística, que, tendo perspetivas e estratégias comuns, engloba diferentes linguagens, cuja especificidade determina a introdução de quatro subdomínios: artes visuais, jogo dramático/teatro, música e dança.
     
  •  Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, que considera não só a íntima relação e a complementaridade entre estes dois tipos de aprendizagem da língua, mas também a sua especificidade, levando a apresentá-los separadamente, com a indicação das respetivas componentes. 
     
  •  Domínio da Matemática, onde são apresentados princípios gerais subjacentes às quatro componentes que integram as aprendizagens a realizar neste domínio.  

- Língua estrangeira – Inglês. 

 

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O ANO LETIVO 2019/2020

Jardim de Infância