Berçário / Creche

Sabemos que as experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem. Também sabemos que estas experiências podem ter um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro. Os cuidados adequados durante a primeira infância trazem benefícios para a toda a vida.

A infância é a etapa fundamental da vida das crianças sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual.

É nosso objetivo, proporcionar à criança, em colaboração com a família, a oportunidade de se desenvolver correta e harmoniosamente, dando resposta às necessidades básicas desse progresso. Aqui a criança torna-se um aprendiz efetivo e ativo, através do contacto com os mais variados objetos começando a compreender formas, cores, cheiros e a descobrir e desenvolver novas sensações e emoções.

Tendo em conta que interagir com outras crianças da mesma idade é um valioso elemento auxiliar do desenvolvimento infantil, e que, desde muito tenra idade é que se começam a formar as estruturas cognitivas, a creche é, indubitavelmente, um ambiente saudável desde que sejam assegurados todos os elementos básicos de saúde, higiene, segurança, proteção e educação/aprendizagem da criança.

Pretendemos, deste modo, proporcionar às crianças um ambiente acolhedor e propício a novas aprendizagens e experiências. Damos o apoio necessário para que possam explorar, descobrir e aprender de modo a conseguir uma boa adaptação e um desenvolvimento harmonioso criando a confiança necessária a todo este processo. Acima de tudo, estimulamos a capacidade de observar, o desejo de experimentar e a curiosidade de saber, através da promoção de um ambiente que facilite a brincadeira, e interação, a exploração, a criatividade e a resolução de problemas por parte das crianças. Sabemos que é desta forma que elas poderão desenvolver o máximo das suas competências e capacidades.

A ação pedagógica desenvolvida na sala tem o seu cerne nas áreas de desenvolvimento. Estas são maneiras de designar formas de pensar e organizar a intervenção e as experiências proporcionadas às crianças. Supõem a realização de atividades, dado que a criança aprende a partir da exploração do mundo que a rodeia.

No Berçário (sala 0) existe um plano de atividades sociopedagógicas que tem em consideração as seguintes áreas:
- Expressão musical; - Desenvolvimento da linguagem; - Expressão motora (ginástica para bebés); - Expressão plástica; - Expressão dramática; - Iniciação à matemática.

Na Creche (sala 1 e 2 anos) estão subjacentes intenções educativas promotoras do desenvolvimento global de cada criança, dentro das seguintes áreas:
- Desenvolvimento Pessoal e Social; - Desenvolvimento Motor; - Desenvolvimento Cognitivo (Linguístico, Matemático, Científico); - Desenvolvimento Criativo (Expressão Musical, Expressão Dramática e Expressão Plástica).

 

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O ANO LETIVO 2018/2019

Berçário / Creche