Atividades de Enriquecimento Curricular

O Colégio Penas Real oferece um leque diversificado de atividades de enriquecimento curricular e complemento curricular, com o objetivo de elevar e complementar a qualidade do seu ensino-aprendizagem e consequentemente aumentar os conhecimentos e vivências das suas crianças e alunos.

Inglês

O ensino do Inglês inicia-se a partir dos 3 anos com a periodicidade de 2 vezes por semana. A aprendizagem é feita de forma natural e utiliza métodos variados para se atingir uma aprendizagem completa e ao mesmo tempo motivante para as crianças.

No 1.º Ciclo, valorizamos esta aprendizagem, através de aulas de Inglês 3 vezes por semana.

Educação Física

Um dos grandes princípios do nosso Colégio é fomentar / promover hábitos de vida saudável.

A atividade física dá um contributo inestimável à formação das crianças, fazendo apelo às diversas capacidades físicas condicionais, proporcionando um desenvolvimento físico equilibrado. Por outro lado, proporcionam um desenvolvimento das capacidades intelectuais, pelo contato constante com novas situações, que estimulam o raciocínio, e pela própria interação com o meio envolvente.

Música

As aulas de Música são da responsabilidade da Invento Musical, em estreita colaboração com o Colégio Penas Real, empresa que gere o currículo e as competências lecionadas em cada nível de ensino.

• As aulas no berçário giram em torno da sensibilização musical através dos sentidos. Para tal é utilizado um elevado número de recursos sonoros, instrumentais, visuais, tecnológicos e materiais, através dos quais, proporcionamos ao bebé um mundo de estímulos auditivos, visuais e tácteis que irão constituir os pilares necessários para a assimilação dos diferentes contextos sonoros.

• Na creche, a manipulação e interação com as canções temáticas, fonológicas e de conceito musical, proporcionam às crianças a compreensão dos conceitos musicais e o desenvolvimento prematuro da linguagem e dos temas que abordam a área de conhecimento do mundo.

• As aulas de pré-escolar enquadram-se nos exercícios presentes nos manuais utilizados, os quais, permitem o desenvolvimento da prática instrumental através da compreensão e leitura da notação em sistema de musicográfico.

• O 1.º Ciclo tem como suporte pedagógico o manual de expressão musical para 1.º Ciclo do ensino básico. Este manual, é o primeiro do género a apresentar uma dinâmica totalmente ajustável ao conhecimento musical de cada aluno, respeitando as suas capacidades de execução prática e compreensão teórica, bem como a turma enquanto resultado global da diversidade individual.

Para tornar as suas aulas mais dinâmicas e inovadoras, a Inventomusical utiliza o software educativo O Pequeno Mozart e o Robot Roamer 2 (iniciação à robótica).

Informática- sala 5, 1.º e 2.º Ciclos

Numa sociedade cada vez mais informatizada, acreditamos que o ensino da informática constitui uma mais-valia durante o processo de aprendizagem. Neste sentido, o Colégio desenvolve uma parceria com o projeto da Educação XXI através de um "modelo de aprendizagem que permite aos alunos descobrir a relação entre as TIC e as restantes áreas do conhecimento”. [www.educacaoxxi.com]

Conjuntamente com as Professoras e Educadoras, serão desenvolvidas ações de aprendizagem, através da execução de projetos sobre temas do conhecimento, e por isso de âmbito curricular, com recurso à utilização de meios informáticos e suscitando um ambiente de vivência e entusiasmo na redescoberta de assuntos afins aos temas tratados. Esta atividade inicia no Pré-escolar com a sala dos 5 anos e tem continuidade até ao 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Artes Visuais - 1.º Ciclo

As Artes Visuais permitem que os alunos se sintam mais libertos e mais disponíveis para o desenvolvimento de um trabalho mais espontâneo e criativo, possibilitando entender o mundo de uma forma critica, criativa e sensível.

Para além do trabalho desenvolvido pela Professora Titular nesta área, os alunos no 1.º Ciclo do EB dispõem de mais um tempo letivo, dedicado unicamente às Artes Visuais.

Teatro/Expressão Dramática - 1.º Ciclo

Pretendemos proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de partilhar situações e saberes, através da arte. A Expressão Dramática/Teatro permite estimular a criatividade, desenvolver a sensibilidade, a maneira crítica, consciente e estética de ver o mundo. Por ser um trabalho essencialmente de grupo, aprende-se a respeitar as limitações e diferenças do outro, levando os alunos a expressar sentimentos e emoções.

Tal como acontece nas Artes Visuais, também a Expressão Dramática/Teatro tem um tempo letivo semanal específico num tem tempo letivo próprio.

Trabalhos para a autonomia para o 1.º e 2.º Ciclos

Valorizamos o tempo passado no Colégio como um tempo de qualidade. Com os TPA procuramos que os tempos sejam pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens adquiridas nas salas de aulas.